Sábado, 04 de Outubro de 2025
21°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Empreendedores da Economia Solidária e do Artesanato Sergipano marcam presença na Vila da Criança

Cerca de 20 empreendedores do Artesanato Sergipano e da Economia Solidária participam da Vila, que funciona até o dia 26 de outubro

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
04/10/2025 às 12h25
Empreendedores da Economia Solidária e do Artesanato Sergipano marcam presença na Vila da Criança
A artesã Andrea Melo | Fotos: Daniele Melo

Brincadeiras, muita diversão e geração de renda para os sergipanos marcaram a abertura da 2ª edição da Vila da Criança, promovida pelo Governo de Sergipe, que aconteceu nesta sexta-feira, 3, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia. A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) está presente, com espaços destinados aos empreendedores da Economia Solidária, com o melhor da culinária e artesanato sergipanos, com sua riqueza e diversidade de tipologias. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Com a oferta de inúmeros serviços, ampla estrutura e diversas atrações voltadas para o público infantil e seus acompanhantes, a Vila da Criança também é palco da geração de renda para os sergipanos, movimentando a economia. Cerca de 20 empreendedores do artesanato sergipano e da economia solidária participam da Vila, que funciona até o dia 26 de outubro.

O secretário do Trabalho, Jorge Teles, destaca a importância do Governo de Sergipe investir na criação de oportunidades de geração de emprego e renda para a população sergipana. “Serão mais 23 dias da Vila da Criança, em que a alegria encontra a oportunidade de geração de emprego e renda. Todo o espaço preparado com toda essa magia para receber a criança, a família sergipana e também os turistas. Um espaço também de muita oportunidade para que empreendedores possam mostrar o seu talento e ganhar sua renda extra. O Governo do Estado, mais uma vez, investindo na geração de oportunidades para o sergipano”, enfatizou.

Para a empreendedora da Economia Solidária, Andreia Gomes, que está comercializando biscoitos caseiros, a Vila da Criança é uma excelente forma de divulgar seu trabalho. “É a primeira vez que estou participando. Estou gostando, vendendo muito, graças a Deus! Espero vender o mês todo. Acho uma boa ideia, porque é uma forma de mostrarmos nosso trabalho, porque Sergipe tem vários trabalhos bonitos, trabalhamos bem. É uma forma das pessoas conhecerem o nosso trabalho”, destacou.

A turista do Rio de Janeiro, Kelly Marques, elogiou a estrutura e a oportunidade que foi dada aos empreendedores locais. “Estou achando muito legal a estrutura do evento. A ideia de apoiar empreendedores grandes e pequenos é muito legal. Através de eventos assim você consegue divulgar o seu produto e levar a outros lugares, uma iniciativa muito interessante. Comprei biscoitos caseiros, que gostei muito. Vou levar para o Rio de Janeiro”.

Já a turista de Minas Gerais, Yasmin Brito, também conheceu o espaço da Economia Solidária e provou dos sabores de Sergipe. “Muito bom, muito gostoso, muito maravilhoso. Já conhecia algumas, outras não. Tudo está muito bom. É muito importante essa iniciativa. Espero que o governo se preocupe em integrar também a economia local junto às outras ações”, avaliou.

No espaço do Artesanato Sergipano, a artesã Andrea Melo, que trabalha com acessórios voltados ao público infantil, produziu artigos especialmente para a Vila da Criança e está na expectativa de boas vendas. “Eu produzo acessórios infantis, como laços, tiaras, e meu público sempre foi voltado ao mundo da criança. Pensando especificamente na Vila, faço mais temático, voltado para personagens. Produzi laços, lápis, muito colorido, que as crianças gostam. Acho muito boa essa oportunidade, porque o público pode conhecer meu trabalho. Já participei de vários outros projetos e ações da Seteem, é uma forma de mostrar meu trabalho e consequentemente uma fonte de renda, porque essa aqui é a minha principal fonte de renda”.

A família Vidal, que veio da Bahia, conheceu o espaço do Artesanato Sergipano e se encantou com a diversidade e riqueza da cultura sergipana. “Achei bem interessante, pois aqui você tem a abertura para profissionais que são da região, oportunidade para conhecermos a cultura. É um prazer conhecer esse espaço maravilhoso, amamos”, disse Milena Vidal, que estava acompanhada de suas filhas Ana Sofia e Maria Luiza Vidal.

A turista de Minas Gerais, Leila Alves, aproveitou para levar diversos presentes para sua família e pretende voltar à cidade. “Estou encantada com a receptividade das pessoas de Aracaju. Estou amando! Me encantei com os artesanatos. Estou levando essa boneca para minha filha, já tirei foto com os personagens, estou vivendo de novo um pedacinho da minha infância.. É minha primeira vez aqui e quero trazer minha família toda para conhecer e prestigiar o artesanato, a cidade, a praia, tudo!”, ressaltou.

Sobre a Vila

Realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com o apoio da Netiz e Iguá, e patrocínio do Banese, a 2ª edição da Vila da Criança acontece de 3 a 26 de outubro, das 17h às 22h, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, com acesso gratuito a uma ampla estrutura e diversas atrações voltadas para o público infantil e seus acompanhantes. O público poderá aproveitar atividades recreativas, lúdicas e artísticas, em áreas como roda-gigante, minicidade, teatro, cinema, arena gamer, Aqua Nave, piscina de bolinhas, espaço de recreação, brinquedos acessíveis e espaço multissensorial. No dia 12 de outubro haverá ainda uma programação especial, com bloquinho em comemoração ao Dia das Crianças.

Fotos: Felipe Goettenauer
Fotos: Felipe Goettenauer
Andreia Patriarca
Andreia Patriarca
Cirurgião vascular, Igor Pereira
Cirurgião vascular, Igor Pereira
Diretora da Dops, Jurema Viana
Diretora da Dops, Jurema Viana
Lucas Alves
Lucas Alves
A empreendedora Andreia Gomes | Fotos: Daniele Melo
A empreendedora Andreia Gomes | Fotos: Daniele Melo
Ana Sofia e Maria Luiza Vidal | Fotos: Daniele Melo
Ana Sofia e Maria Luiza Vidal | Fotos: Daniele Melo
Kelly Marques, turista do Rio de Janeiro | Fotos: Daniele Melo
Kelly Marques, turista do Rio de Janeiro | Fotos: Daniele Melo
Família Vidal, que veio da Bahia | Fotos: Daniele Melo
Família Vidal, que veio da Bahia | Fotos: Daniele Melo
Yasmin Brito, turista de Minas Gerais | Fotos: Daniele Melo
Yasmin Brito, turista de Minas Gerais | Fotos: Daniele Melo
Fotos: Daniele Melo
Fotos: Daniele Melo
Secretário de Estado, Jorge Teles | Fotos: Daniele Melo
Secretário de Estado, Jorge Teles | Fotos: Daniele Melo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.