O povo paraibano agora tem um novo ambiente de preservação do patrimônio histórico, político, social e cultural, é que o Governo da Paraíba inaugurou na tarde desta sexta-feira (03), o Museu de História da Paraíba, no Palácio da Redenção, no coração da capital, João Pessoa. Os visitantes agora poderão passear pelo museu e se deparar com obras de arte, objetos históricos, exposições permanentes e temporárias, que retratam a história da Paraíba.
A obra de restauração executada pelo governo, por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), é a maior já executada no Palácio da Redenção desde sua construção. Com investimento superior a R$ 11,5 milhões, os serviços contemplaram uma área total de 3.074,80 m² e abrangeu tanto o prédio principal quanto o anexo. De portas abertas para o público, o museu marca um novo capítulo na valorização do Centro Histórico de João Pessoa.
O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, falou sobre a importância dos investimentos do governo estadual para a preservação da memória da Paraíba. "O que está acontecendo hoje aqui neste espaço só se compara em termos de investimento e de atenção, à própria construção desse espaço. Nada aconteceu entre a construção deste prédio até hoje que se compare com o que o Governo da Paraíba, o governador João Azevêdo está fazendo por esse imóvel. Então eu saúdo, eu celebro mais um espaço de memória para o povo paraibano e para os visitantes do nosso estado", frisou Pedro Santos.
Com uma vasta programação cultural, a primeira visita oficial ao Museu de História da Paraíba foi guiada pelo secretário Pedro Santos, que apresentou todo o museu ao governador João Azevêdo, ao vice-governador Lucas Ribeiro e demais autoridades presentes. A viúva de Ariano Suassuna, Zélia Suassuna e a sua filha Mariana Suassuna, também prestigiaram a inauguração e se emocionaram ao visitar os dois ambientes dedicados à vida e encantamento de Ariano Suassuna, que nasceu no Palácio da Redenção.
O Museu de História da Paraíba vai funcionar de terça a domingo, das 09h às 17h, com entrada gratuita. As visitas são em horários fixos: 09h, 11h, 13h e 15h. Para escolas, grupos de turismo ou grupos acima de 15 pessoas é necessário agendar através do email: museudehistoriapb@gmail.com