A presença do Governo do Estado na primeira edição da ItaAgro 2025, realizada neste sábado (4) em Itamaraju, reforçou o compromisso de aproximar as políticas públicas do campo e fortalecer a agricultura no Extremo Sul da Bahia. Por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), foram oferecidos serviços técnicos e ações voltadas ao desenvolvimento rural, com participação do Cetab, da Adab e da Bahia Pesca.
O secretário da Agricultura, Pablo Barrozo, destacou que o evento reafirma o compromisso do governo em estar presente no dia a dia dos produtores. “Nosso objetivo é estar ao lado de quem faz a agricultura acontecer. O governador Jerônimo Rodrigues tem orientado que as secretarias e os órgãos estaduais estejam em campo, escutando, dialogando e levando soluções concretas para o setor”, disse.
A ItaAgro, segundo o secretário, cumpre um papel importante ao aproximar o governo das comunidades rurais e levar ações que fortalecem a agricultura familiar. Ele destacou que eventos como esse promovem uma interação direta com a população. “Aqui, houve doação de alevinos, mudas; entrega de trator e tanques de resfriamento, mas, mais do que isso, ensinamos como cultivar, cuidar e transformar esses recursos em alimento e renda para as famílias”, disse.
Serviços aos produtores rurais
O Centro Estadual de Tecnologia Agropecuária da Bahia (Cetab), realizou demonstrações técnicas e orientações sobre análise de solo, água, sementes e alimentos, além de oficinas voltadas à modernização da produção rural. Já a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) ofereceu atendimento e orientações sobre sanidade animal e vegetal, reforçando as boas práticas de manejo e prevenção de doenças nos rebanhos e plantações.
A Bahia Pesca entregou 1.600 alevinos a produtores locais, incentivando a piscicultura como alternativa de alimentação e geração de renda. A empresa mantém estações de piscicultura em diversas regiões do estado e atua com a produção e doação de alevinos de espécies nativas e exóticas, como tilápia e tambaqui.
Itaagro 2025
Durante a visita à feira, o Pablo Barrozo percorreu os estandes do parque ao lado do diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, passando pelo caminhão itinerante do Banco do Brasil e outros espaços que ofereceram crédito e serviços aos agricultores. O evento também contou com o atendimento itinerante do Ministério Público da Bahia e a presença de instituições parceiras como a Embasa, o Sebrae, a Caixa Econômica, o Banco do Nordeste e a Desenbahia.
Realizada no Parque de Exposições de Itamaraju, a ItaAgro 2025 é a primeira feira agropecuária do município e marca um novo momento para o setor rural do Extremo Sul. O evento foi idealizado para valorizar o homem e a mulher do campo, reunir produtores, empreendedores e instituições, e impulsionar o desenvolvimento do agronegócio e da agricultura familiar com capacitação, tecnologia e oportunidades de negócios.
Fonte: Ascom/Seagri