Segunda, 06 de Outubro de 2025
22°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

SES realiza ação da campanha Outubro Rosa para servidoras nesta segunda (6)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Administrativa, do Projeto “Meu Trabalho Me Faz Bem”, e da Coordenação Estadual da Saúd...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Paraíba
06/10/2025 às 18h11
SES realiza ação da campanha Outubro Rosa para servidoras nesta segunda (6)
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Administrativa, do Projeto “Meu Trabalho Me Faz Bem”, e da Coordenação Estadual da Saúde das Mulheres, realiza ação da campanha Outubro Rosa - mês de conscientização sobre o câncer de mama - voltada para as mulheres que trabalham na sede da secretaria. O objetivo da ação é proporcionar exames preventivos, como a mamografia, no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), além de promover uma gincana para arrecadar lenços para doação às mulheres que estão em tratamento de câncer. O evento aconteceu nesta segunda-feira (6), no hall de entrada da secretaria.

Continua após a publicidade
Anúncio

As ações do Outubro Rosa na SES visam informar as servidoras sobre a parceria com o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), neste mês, para exames preventivos e consultas especializadas, bem como promover ações que estimulem atividades de solidariedade, entre os servidores, para ajudar mulheres em tratamento do câncer de mama.

De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento, a iniciativa da SES de envolver o projeto Meu Trabalho Me Faz Bem na campanha do Outubro Rosa é de grande relevância. “É fundamental que nós, como profissionais da saúde, sejamos protagonistas na promoção da saúde e do bem-estar. O Outubro Rosa é um momento importante de conscientização e de lembrarmos da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, destacou.

A coordenadora do Projeto “Meu Trabalho Me faz Bem”, Elaine de Farias, ressaltou a importância das ações do Outubro Rosa que vão ser executadas para as servidoras públicas.

“O objetivo é estimular a busca pela saúde e garantir acesso a exames e apoio necessário. Dessa forma, durante este mês, a Secretaria de Saúde vai informar as servidoras sobre exames preventivos e a parceria com o CEDC para atendimentos.

Haverá um quiz nas salas da sede da SES sobre fatores de risco do câncer de mama e um "chá rosa" no dia 22 de outubro, voltado para reflexão e acolhimento. Também será lançada uma gincana para arrecadar lenços para mulheres em tratamento de câncer, promovendo solidariedade e interação entre os servidores”, explicou.

Para a coordenadora estadual da Saúde das Mulheres, Fátima Moraes, o evento Outubro Rosa é importante para educar servidoras sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, reduzindo a mortalidade.

“O câncer de mama é a primeira causa de morte em mulheres, por isso é importante que a gente mostre para as nossas servidoras a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama, isso reduz em até 20% dos casos de mortalidade. Então, quanto mais cedo a pessoa detecta a câncer de mama, mais chances de bom prognóstico essa mulher vai ter”, lembrou.

Neste mês de outubro serão oferecidas mamografias, atendimento médico especializado e outros exames para a detecção precoce do câncer às funcionárias da secretaria de saúde durante todo o mês de outubro.

O Outubro Rosa é um movimento internacional sobre a conscientização e a prevenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama, que também se estende à saúde da mulher de forma geral, como a prevenção do câncer do colo do útero.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.