No último fim de semana, pacientes da unidade Semi-Intensiva do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos em São Luís tiveram uma noite mágica. Eles participaram de uma Festa do Pijama. Para muitas crianças, o espaço vai além de um hospital, se tornou o lar durante o longo período de internação.
A iniciativa partiu das mães e equipe multiprofissional da unidade para proporcionar um momento de lazer e relaxamento para os pacientes, que aprovaram a ideia e usaram pijamas coloridos.
“Esse momento é mais um de muitos que podemos vivenciar dentro do nosso setor, onde há acolhimento das nossas crianças e mães, levando alegria e deixando o ambiente leve para aqueles que passam por tantas dificuldades. São crianças e mães que precisam de um olhar diferenciado e cuidadoso. Fico grata e feliz ao ver nossa equipe fazendo parte desse projeto, se entregando e entrando na brincadeira para fazer nossos pequenos mais felizes. Isso nos mostra o quanto a humanização reflete na vida dos pacientes e acompanhantes”, afirmou a coordenadora da Semi-Intensiva, Záyra Maluf.
O momento marcou a vida de Rejane da Conceição, mãe do Enzo Gabriel. “O que vivemos nessa noite foi momento único. Quero criar todas as memórias possíveis com meu filho. Pudemos esquecer um pouco as angústias da vida. Só tenho gratidão”, declarou.
Outra mãe, Mirelly Roberta, se emocionou com o momento e elogiou a equipe do hospital. “Eu me senti muito feliz. Foi uma experiência incrível eu nunca pensei em fazer festa de pijama. Foi tão maravilhoso ficar ao lado dela e ver sorrindo feliz mesmo com sono. Essa noite vai ficar para sempre guardada em nossa memória e no coração. A equipe também foi maravilhosa”, afirmou Roberta, que é mãe de Victória Emmanuely.
A ação reforçou o cuidado em saúde, que vai além do tratamento clínico, ofertando também acolhimento e a humanização. O Hospital Infantil Juvêncio Mattos integra a rede estadual de Saúde e é gerenciado pelo Instituto Acqua.