Criadas e implantadas pelo Governo da Paraíba com o intuito de oferecer a população paraibana acesso a diversos serviços em um único local, as Casas da Cidadania já contabilizam cerca de 975.542 mil atendimentos nos primeiros nove meses deste ano, nas 54 unidades instaladas nas diversas Regiões do Estado.
No espaço, a população pode dispor de serviços prestados por órgãos dos Governos Federal, Estadual e Municipal, além de outros parceiros: emissão da nova Carteira Nacional de Identificação(CNI), Carteira de Trabalho e Previdência Social(CTPS) digital, Ponto de Atendimento Virtual (PAV), - em parceria com a Receita Federal - Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Sistema Nacional de Emprego (Sine-PB), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), são alguns dos serviços disponibilizados para a população.
E o serviço atende e facilita a vida de pessoas como Zaíra Carla Macedo Diniz, (32), residente na cidade de Cuité, há 219 km da capital, que ontem, (3), buscava na Casa da Cidadania daquela cidade a emissão da Carteira de Identificação Nacional(CIN). “Esse espaço facilita muito a vida da gente, antes era preciso ir a Campina Grande para obter esse serviço, hoje tenho na porta de casa”, comemora.
A gerente Operacional da Casa Cidadania do município de Cuité, Vânia Rodrigues, ressalta a importância do equipamento para a população local de cidades vizinhas, “essa Casa é de extrema importância, pois propicia a Cidadania realmente para as pessoas, além de conseguir atender municípios de toda essa Região: Picuí, Baraúna, Sossego, Damião, Barra de Santa Rosa, Nova Floresta e Jaçanã, - este último município que pertence ao Estado do Rio Grande do Norte -. O pessoal não precisa se deslocar até a capital ou Campina Grande para resolver muitas situações que a gente consegue resolver por aqui mesmo”, afirmou.
A subgerente Executiva das Casas da Cidadania, Cristiane Carnaúba, lembra que as Casas da Cidadania nasceram com o propósito de estar mais perto das pessoas, oferecendo em um só espaço diversos serviços que fazem diferença no dia a dia dessas pessoas. “Sabemos que, muitas vezes, lidar com documentos e burocracias pode ser cansativo e até desanimador. Por isso, nosso compromisso é tornar esse caminho mais simples, rápido e, acima de tudo, humano”.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano(Sedh), Pollyanna Werton, destaca que cada atendimento que realizamos carrega a história de alguém, “uma mãe que precisa de um documento para o filho, um jovem que busca sua primeira oportunidade, um trabalhador que corre atrás de seus direitos. Para nós, não é apenas um serviço prestado é um gesto de cuidado, de respeito e de dignidade. O trabalho das Casas da Cidadania vai além da entrega de serviços: é sobre acolher, escutar e caminhar junto com a população, mostrando que a cidadania não é um favor, mas um direito de todos”.
A última das unidades foi entregue a população de Campina Grande, no último mês de agosto, a nova Casa, localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 575, no Centro da Cidade. Pollyanna Werton, destacou que a implantação do equipamento pelo Governo Estadual torna os serviços mais acessíveis à população e movimenta o Centro de Campina Grande. “Esse é mais um sonho realizado porque está em um local estratégico da cidade, próximo do Terminal de Integração, da Caixa Econômica Federal, do CadÚnico, chegando junto do cidadão, levando justiça social, equidade e oportunidades com um equipamento moderno para que os cidadãos exerçam o protagonismo de suas vidas”.
Espaço Identificação Infantil
O Governo do Estado iniciou desde o ano passado a implantação de novo sistema de coleta de digitais para recém-nascidos e crianças, através da coleta das digitais, o novo método evita o contato das crianças com a tinta comumente usada para coletar as digitais, evitando possíveis reações alérgicas aos pequenos. Implantado inicialmente na unidade da Casa da Cidadania do Shopping Parayba Mall, localizado no bairro do Bessa, em João Pessoa. E uma segunda unidade instalada na Casa da Cidadania, localizada no Centro de Campina Grande.
O espaço de Identificação Infantil do Estado, com uso da tecnologia Infant.ID, proporciona maior segurança e precisão no processo de identificação de recém-nascidos. A iniciativa está alinhada à meta 16.9 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê identidade legal para todos até o ano de 2030.