A Livraria A União lança nesta sexta-feira (10), às 19h, o livro “Breves dias sem freio” (Patuá, 2025), publicação comemorativa dos 50 anos de carreira do escritor paraibano Sérgio de Castro Pinto, que reúne poemas selecionados desde o seu livro de estreia, “Gestos lúcidos” (1967) até “Brando fogo das palavras” (2024). No evento, a apresentação da obra será feita pelo poeta, cronista e ensaísta Francisco Gil Messias
O livro tem capa de Flávio Tavares e vários prefácios - de Expedito Ferraz, Hildeberto Barbosa Filho, João Batista de Brito e José Nêumanne Pinto -, pelo fato de o volume reunir poemas de vários livros prefaciados pelos nomes citados. Sérgio conta que escolheu os poemas que considerou mais representativos das obras que publicou: "Gestos lúcidos" (1967), "A Ilha na ostra" (1970), "Domicílio em trânsito" (1983), "O Cerco da memória" (1993), "A Quatro mãos" (1996), "Zoo imaginário" (2005), "O Cristal dos verões" (2007), "A Flor do gol" (2014), "Folha corrida"(2017) e "Brando fogo das palavras" (2024).
“Com esta publicação, pretendo fornecer ao leitor uma visão abrangente, panorâmica, da minha poesia. Representa o livro, enfim, toda uma vida dedicada à poesia, desde os meus 20 anos, desde o jovem que eu fui até o septuagenário que eu sou hoje e sobre o qual escrevi o seguinte poema: o poeta/ arrasta/ os pés// e tropeça/ nos versos/ de pés quebrados.// o poeta/ não mais/ se inspira. // o poeta/ só inspira/ cuidados”, afirma o escritor.
Sobre o autor- Sérgio de Castro Pinto nasceu em João Pessoa – PB em 1947. Poeta, ocupa a cadeira 39 na Academia Paraibana de Letras (APL), é doutor e professor-titular aposentado de Literatura Brasileira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Publicou 11 livros, além de ensaios, críticas e outros trabalhos em diversos periódicos e revistas, assim como integra diversas antologias poéticas nacionais e internacionais. Recebeu Menção Honrosa no Concurso Casa de Las Américas, de Cuba, e conquistou vários prêmios, entre eles o Guilherme de Almeida, promovido pela União Brasileira de Escritores, Seção do Rio de Janeiro.
Em 2024, João Batista de Brito verteu para o inglês treze poemas de Sérgio, publicando-os no livro "Traduzir-me". O livro "A Flor do gol" foi semifinalista do Prêmio Oceanos e "Folha corrida" foi finalista do Prêmio Cesgranrio.
Serviço
Lançamento do livro “Breves dias sem freio”
Data: sexta-feira (10/10)
Hora:19h
Local: Livraria A União - térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego - R. Abdias Gomes de Almeida, 800 - Tambauzinho, João Pessoa-PB.