Quarta, 08 de Outubro de 2025
20°C 26°C
Maceió, AL
Publicidade

Piauí lança Programa Defesa Civil na Escola e vai capacitar alunos e professores para prevenção à desastres

O Estado do Piauí deu um passo importante e inédito, nesta quarta-feira (8), com a implementação do Programa Defesa Civil na Escola durante o I S...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Piauí
08/10/2025 às 14h45
Piauí lança Programa Defesa Civil na Escola e vai capacitar alunos e professores para prevenção à desastres
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Estado do Piauí deu um passo importante e inédito, nesta quarta-feira (8), com a implementação do Programa Defesa Civil na Escola durante o I Seminário Piauí Pela Infância e Juventude: Políticas de Proteção e Prevenção, realizado pelas Secretarias da Defesa Civil; da Educação e Pacto Pelas Crianças, em parceria com Selo Unicef.

Continua após a publicidade
Anúncio

A iniciativa representa um marco nas políticas públicas do Piauí, ao integrar a temática da prevenção, percepção de riscos e preparação frente a emergências e desastres ao cotidiano escolar. O objetivo é garantir ambientes de aprendizagem mais seguros e resilientes, além de formar estudantes como agentes multiplicadores da cultura de prevenção em suas comunidades. Na ocasião, alunos dos núcleos estudantis de proteção e defesa civil receberam coletes e certificados.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Segundo o Secretário de Defesa Civil, Nerinho, o Piauí está saindo na frente. “O foco principal é a primeira infância, fazer com que essas crianças se sintam mais protegidas, profissionalizar e capacitar cada vez mais ainda os professores dessas crianças. E isso é um trabalho que engloba todos, Secretaria da Educação, Defesa Civil, Pacto pela Criança e principalmente a Unicef”, disse.

Para o Secretário da Educação, Washington Bandeira, o intuito é desenvolver e construir uma sociedade mais segura. “Estamos dentro das escolas de tempo integral formando grandes cidadãos, também estamos implantando ações de proteção e defesa civil, que serão protagonistas de um mundo melhor e mais seguro”, conta.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Seminário Piauí Pela Infância e Juventude: Políticas de Proteção e Prevenção reúne representantes da Defesa Civil, gestores municipais, da educação, assistência social, profissionais da rede de proteção e parceiros institucionais para debater estratégias conjuntas de atuação no Piauí. Um dos destaques será a apresentação da nova edição do Selo Unicef 2025–2028, que, pela primeira vez, traz em sua metodologia ações de Redução e Gestão de Riscos de Desastres voltadas para crianças e adolescentes, reforçando a importância da atuação das Defesas Civis municipais.

Segundo Isabelle Bactoldi, especialista em emergências do Unicef, trata-se de um sonho realizado fortalecer as ações da Defesa Civil de proteção às crianças e adolescentes seja no momento antes, durante e depois dos desastres. “Estamos aqui para caminhar mesmo junto com a Defesa Civil e garantir que as crianças tenham um futuro mais seguro, um futuro mais resiliente. Aqui nesse evento vamos falar nas crianças vulneráveis e como que a gente pode proteger melhor, quais os aspectos a se considerar na prevenção, na resposta, na recuperação de desastres, para garantir que essas crianças estejam no centro das ações de gestão”, conta.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Para Isabel Fonteles, Coordenadora do Pacto Pelas Crianças no Piauí, trata-se de um trabalho em conjunto com os órgão. “Esse momento demonstra o caráter colaborativo junto aos municípios . A ampliação do programa para os 224 municípios é um marco e a esperança que a execução possa trazer bons resultados para os jovens e as crianças”, conta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.