Sexta, 10 de Outubro de 2025
22°C 26°C
Maceió, AL
Publicidade

Estudantes da rede estadual superam meta de proficiência na Avaliação Formativa 2025

Os estudantes da rede estadual de ensino que fizeram a 3ª Avaliação Formativa 2025, em agosto deste ano, superam a meta da nota geral de proficiênc...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Bahia
10/10/2025 às 10h56
Estudantes da rede estadual superam meta de proficiência na Avaliação Formativa 2025
Foto: Memo Soul/Ascom SEC

Os estudantes da rede estadual de ensino que fizeram a 3ª Avaliação Formativa 2025, em agosto deste ano, superam a meta da nota geral de proficiência, que era 268, atingindo 270,8. A proficiência é o grau de domínio e conhecimento que o estudante possui sobre um determinado conteúdo ou habilidade. Esse avanço demonstra que as práticas de acompanhamento e devolutiva características da avaliação contribuíram para uma maior consolidação das aprendizagens dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

Continua após a publicidade
Anúncio

O resultado positivo também indica boa evolução do desempenho dos estudantes em relação ao ciclo anterior, visto que na 1ª e 2ª avaliações, as notas foram 245 e 260, respectivamente. Nesta 3ª Avaliação Formativa, participaram 381.594 estudantes, o que corresponde a 89,59% do público-alvo, que são estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

A avaliação formativa é um processo contínuo de acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, com foco no desenvolvimento das competências e habilidades ao longo do percurso escolar. Ela busca identificar avanços, dificuldades e necessidades dos estudantes para orientar intervenções pedagógicas.

O principal objetivo é melhorar o processo de ensino e aprendizagem por meio do uso pedagógico das informações coletadas. Ela permite ao professor ajustar estratégias, diversificar metodologias e promover ações que favoreçam o progresso individual e coletivo dos estudantes.

Sobre a avaliação

A iniciativa realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) faz parte da política de Gestão da Aprendizagem criada para recompor as aprendizagens afetadas pela pandemia da Covid-19. Até o momento, já foram aplicadas três avaliações ao longo do ano, que são realizadas de forma 100% on-line, por meio da plataforma Plurall, sistema que permite o acompanhamento detalhado da gestão da aprendizagem dos estudantes.

Composto por 26 questões de Língua Portuguesa e 26 de Matemática, o exame ajuda a diagnosticar e elaborar estratégias pedagógicas para superar dificuldades e assegurar a assimilação dos conteúdos, que servem de preparação para outras avaliações externas, como o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fonte: Ascom/SEC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.