A Diamante Energia, empresa do setor de geração térmica, anunciou que pretende replicar no Ceará projetos de responsabilidade social e ambiental de sucesso já desenvolvidos em Santa Catarina. O tema foi o foco de um encontro na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), com a participação do secretário Domingos Filho e de representantes da empresa.
A Diamante Energia finalizou recentemente a compra integral da usina Energia Pecém, localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante. A usina, com 720 megawatts (MW) de capacidade instalada, é vital para o fornecimento seguro e confiável de energia no Nordeste e no Sistema Interligado Nacional (SIN).
O grupo possui um forte trabalho em responsabilidade social em Santa Catarina, abrangendo as áreas cultural, meio ambiente e assistência. “A nossa ideia é, a partir dessa aquisição, replicar alguns desses projetos de responsabilidade social aqui no Ceará,” afirmou o coordenador de comunicação da Diamante, Saulo Roberto de Vargas.
A empresa realizou um diagnóstico preliminar da região e planeja fechar parcerias nos próximos meses para apoiar as comunidades carentes. Os projetos incluem apoio cultural, por meio de oficinas de balé, teatro e outras artes; iniciativas de educação ambiental para as novas gerações, inclusão de pessoas com deficiência, entre outros.
O secretário da SDE, que já visitou o empreendimento, demonstrou apoio às iniciativas. “Estamos contentes com o projeto que visa repercutir o empenho em ações sociais e sustentáveis para o entorno da empresa. Vai beneficiar ainda mais diversas famílias na geração de oportunidades e na preservação ambiental da região”, avaliou Domingos Filho.