Quatro escolas da rede estadual representaram Sergipe na 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), realizada no período de 7 a 9 de outubro, em Brasília, evento que reúne iniciativas de todo o país voltadas à pesquisa, sustentabilidade e inovação. A delegação sergipana participou com oito projetos e 21 integrantes, entre gestores, professores e estudantes, do Centro de Excelência de Educação Profissional José Figueiredo Barreto e do Instituto de Educação Rui Barbosa, em Aracaju; do Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva, em Neópolis; e do Colégio Estadual Professor João de Oliveira, em Poço Verde.
Promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), a 5ª Semana Nacional de EPT reúne estudantes de todo o país para trocar experiências e pesquisas. O evento reforça a importância da educação profissional como instrumento de transformação social, incentivo à formação científica e desenvolvimento tecnológico, conectando a escola à pesquisa e à prática profissional.
Entre as participantes, o Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva, de Neópolis, apresentou três projetos que evidenciam a força da educação técnica aliada à criatividade e à tecnologia: Óculos de Realidade Virtual, da professora Vivia Moraes; Extinguisbot, da professora Maria da Glória; e Inteligência Artificial na Administração de Marketing, da professora Daniela.
O gestor da escola, Diego Silveira Serra, ressaltou a importância da participação no evento. “Além de trazer expectativas para novos projetos, os alunos levam uma bagagem de conhecimento sobre diversos temas, levam consigo uma experiência única que será compartilhada com os colegas. Isso reflete de maneira positiva na vida profissional e tecnológica deles. Desenvolver projetos e ter o privilégio de apresentar em nível nacional é algo que ficará marcado na vida dos estudantes e professores”, expressou.
As outras escolas da delegação sergipana também se destacaram no evento, apresentando projetos e iniciativas que evidenciam inovação, sustentabilidade, consciência ecológica, cidadania e o desenvolvimento integral dos estudantes, com ênfase na excelência acadêmica e na formação profissional.
A participação das escolas sergipanas na 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica reforça o compromisso da rede estadual de ensino com a formação de estudantes preparados para os desafios da ciência, da tecnologia e do mercado de trabalho. Desse modo, a iniciativa contribui para o fortalecimento do aprendizado, estimula a criatividade e a inovação, e valoriza o protagonismo juvenil na construção de soluções que promovam o desenvolvimento sustentável e o progresso social do país.