Sábado, 11 de Outubro de 2025
22°C 29°C
Maceió, AL
Publicidade

Escolas sergipanas participam da 75ª Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

Alunos de quatro escolas estaduais participam das etapas de pesquisa, construção e lançamento, mostrando criatividade e domínio da ciência

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
10/10/2025 às 21h16
Escolas sergipanas participam da 75ª Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro
Destaque de escolas sergipanas ressalta inovação, técnica e espírito colaborativo entre estudantes / Fotos: Ascom/Seed

Quatro escolas da rede pública estadual de ensino de Sergipe participaram da 75ª Jornada de Foguetes, realizada na cidade de Barra do Piraí (RJ), evento que reúne estudantes de todo o país em etapas de pesquisa, construção e lançamento. As unidades Centro de Excelência Emiliano Ribeiro (São Domingos), Colégio Estadual Guilherme Campos (Campo do Brito), Centro de Excelência Almirante Tamandaré (Nossa Senhora de Lourdes) e Centro de Excelência Dom José Vicente Távora (Tomar do Geru) se destacaram na fase de pesquisa. As instituições desenvolveram projetos que estimulam aprendizado científico, inovação e protagonismo estudantil.

Continua após a publicidade
Anúncio

A iniciativa é dividida em etapas de pesquisa, construção e lançamento, que unem conhecimento científico e prática tecnológica. Na pesquisa, os estudantes exploram conceitos de física e engenharia, criando hipóteses e soluções. Na construção, aplicam os conhecimentos para elaborar protótipos, testados posteriormente no lançamento. As escolas sergipanas destacaram-se especialmente na pesquisa, evidenciando inovação, técnica e espírito colaborativo, reforçando a presença do estado no evento nacional.

A participação na 75ª Jornada de Foguetes é iniciada com uma seletiva na própria escola, na qual os alunos precisam lançar foguetes que atingem pelo menos 100 metros de distância. As equipes aprovadas seguem para a jornada em Piraí (RJ), etapa final da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Neste ano, três equipes do Centro de Excelência Emiliano Ribeiro, de São Domingos, no agreste central sergipano, conquistaram a medalha de prata, garantindo o título de vice-campeões nacionais.

Para o diretor da unidade escolar, André Menezes, a participação no evento foi uma experiência extraordinária, principalmente para os alunos. “Eles demonstraram muita satisfação e entusiasmo em seguir dedicando-se aos estudos, porque perceberam que só por meio da educação eles conseguiram um feito como esse. É algo muito enriquecedor, cultural e academicamente falando. E para mim, como educador e diretor da escola, vejo que isso pode influenciar significativa e positivamente os demais alunos. Eu acho que isso é uma virada de chave na educação, na nossa cultura, e na nossa comunidade escolar”, diz André.

O Centro de Excelência Dom José Vicente Távora, de Tomar do Geru, no sul do estado, também se destacou na 75ª Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro, conquistando medalhas de ouro e prata. Além disso, a terceira equipe da escola garantiu vaga para competir em dezembro no nível 6, modalidade multiestágios.

“Gostaria de falar o quanto estou feliz em participar dessa competição, pois é graças ao apoio da Seed que essa participação foi possível. Foi uma experiência única, e desde o início deixamos evidente que o Governo de Sergipe nos apoia e acredita em nossos estudantes. É uma experiência maravilhosa e, com certeza, meus alunos aprenderam várias lições que são extremamente importantes”, destaca o professor de física Tiago Souza, que acompanhou os alunos no evento.

A jornada integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), promovendo aprendizado científico e a aplicação prática de física e engenharia. A etapa de lançamento, considerada a fase final, desafia as equipes a competir pelo ouro, prata ou bronze, valorizando trabalho em equipe, criatividade, inovação e protagonismo estudantil. Para o Governo de Sergipe, a participação das escolas na jornada reforça o compromisso com a formação técnica e científica dos jovens, garantindo oportunidades de destaque em eventos nacionais de ciência e tecnologia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.