
A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) participou, nesta sexta-feira (10), de um workshop promovido pela Plan International, no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). A atividade integra a campanha #MeninasOcupam, que marca o Dia Internacional da Menina, celebrado em 11 de outubro, e tem como objetivo estimular a participação e o protagonismo das meninas em espaços de poder e decisão.
O evento reuniu cerca de 70 meninas de diferentes regiões de Teresina para debater temas como sexualidade, direitos da criança e do adolescente, casamento precoce e educação. A Sempi participou da ação com a presença de suas jovens aprendizes, que contribuíram com as discussões e compartilharam suas experiências sobre os desafios enfrentados por meninas e adolescentes.

“Hoje nós estamos aqui no Tribunal de Contas do Estado do Piauí realizando um workshop com cerca de 70 meninas. Contamos com parcerias importantes, como a da Secretaria das Mulheres do Piauí, que também participa do movimento #MeninasOcupam, no qual meninas assumem simbolicamente cargos de liderança por um dia. Queremos que elas cresçam em um mundo onde possam viver livres, seguras e respeitadas”, destacou Tainá Lima, coordenadora da Unidade de Programas da Plan International em Teresina.

“A Sempi participou do workshop junto com suas jovens aprendizes. Foi um momento importante de troca e escuta entre meninas e adolescentes. Essa parceria com a Plan International fortalece nosso compromisso com a promoção dos direitos das meninas e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Louise Soares, coordenadora dos Organismos de Políticas para as Mulheres da Sempi.

A ação integra a programação conjunta da Sempi e da Plan International em celebração ao Dia Internacional da Menina, que segue com atividades ao longo do mês de outubro em diversos espaços do estado.
