Domingo, 12 de Outubro de 2025
23°C 30°C
Maceió, AL
Publicidade

Cuidar dos Olhos Kids: Governo promove atendimento oftalmológico no Centro de Especialidade Ninar

A iniciativa reforça a importância do cuidado com a visão na infância, já que dificuldades visuais podem comprometer o desenvolvimento, a concentra...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Maranhão
11/10/2025 às 18h15
Cuidar dos Olhos Kids: Governo promove atendimento oftalmológico no Centro de Especialidade Ninar
- Presente na ação, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes (Foto: Israel Pontes)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, neste sábado (11), das 8h às 17h, a 1ª edição do Programa Cuidar dos Olhos Kids, no Centro de Especialidade Ninar, localizado no bairro Ponta do Farol, em São Luís.

Continua após a publicidade
Anúncio

A iniciativa foi organizada para atender crianças e adolescentes de 1 a 17 anos por demanda espontânea, oportunizando acesso a consultas oftalmológicas e à escolha de óculos de grau novos, de forma gratuita.

Presente na ação, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que enxergar bem é qualidade de vida. “Nosso compromisso é cuidar de cada maranhense desde cedo. Com o Cuidar dos Olhos, estamos garantindo que nossas crianças tenham acesso à saúde, aprendam melhor e cresçam com mais qualidade de vida. Esse é o Maranhão que cuida e olha com atenção para o futuro”, afirmou.

A programação aconteceu em alusão ao Dia das Crianças e foi destinada ao público infantil. Para a consulta, era necessário apresentar documento oficial com foto.

João Francisco Pinto João, de 45 anos, trouxe os filhos João Vitor Barros, de 15 anos, e Gabriel Henrique Barros, de 14 anos, para participar da ação. “Eu fiquei sabendo da ação pelas redes sociais, mas os dois já tinham encaminhamento para consulta com oftalmologista. Eles estavam reclamando de dificuldade para enxergar e dores de cabeça, então aproveitei, já que é algo gratuito e que ajuda muitas pessoas que não têm condição de comprar um óculos”.

Jéssica Barros, de 32 anos, também trouxe a filha Cicileia Ruth Barros, de 8 anos, para consultar. “Uma iniciativa como essa alcança muitas famílias, principalmente as que não têm condições de chegar até uma ótica e comprar um óculos. Agora é aguardar os óculos”, compartilhou.

Além das consultas, as crianças também receberam lanche, brinquedos e puderam se divertir enquanto aguardavam o atendimento, com atividades recreativas, pula-pula e escorregador, incluindo ainda algodão-doce, pipoca e crepes salgados e doces.

Antônia Silvina Teixeira, de 45 anos, acompanhou o filho Gabriel Silva Teixeira, de cinco anos. Antônia já havia sido beneficiada pelo programa Cuidar dos Olhos e agora foi a vez do filho, que é acompanhado por equipe multiprofissional no Centro Ninar para Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). “Olhei no Instagram e decidi trazê-lo. A iniciativa está aprovada e acho perfeita, pois ajuda muito a tirar as crianças”.

A iniciativa reforça a importância do cuidado com a visão na infância, já que dificuldades visuais podem comprometer o desenvolvimento, a concentração e o desempenho escolar.

“Sabemos que, por vezes, uma visão ruim atrapalha o processo de aprendizado e até o desenvolvimento. Inclusive, a visão é um dos critérios para o diagnóstico diferencial de algumas neurodivergências, porque impacta bastante no rendimento escolar. Logo, é muito importante que essas crianças façam esse rastreio e que, se necessário for, utilizem os óculos”, pontuou a diretora assistencial do Centro de Especialidade Ninar, Ana Caroline Arnauld.

Resultados do programa

O Cuidar dos Olhos é um dos maiores programas de saúde oftalmológica do Maranhão. Desde a sua criação, já realizou mais de 380 mil atendimentos, com 47 mil cirurgias de catarata e pterígio e a distribuição de mais de 148 mil óculos de grau gratuitamente, ampliando o acesso da população a serviços especializados e melhorando a qualidade de vida de maranhenses de todas as idades.

Com a edição especial para crianças, o Governo busca fortalecer a prevenção, garantindo que os pequenos possam crescer com saúde, autonomia e melhores condições de aprendizagem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.