Domingo, 12 de Outubro de 2025
23°C 30°C
Maceió, AL
Publicidade

Visitantes destacam trabalho dos monitores para organização e segurança da Vila da Criança

A equipe conta com 37 monitores e 2 volantes que atuam diariamente para oferecer orientação e supervisão

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
11/10/2025 às 22h15
Visitantes destacam trabalho dos monitores para organização e segurança da Vila da Criança
Visitantes destacam o trabalho dos monitores para a organização e segurança da Vila da Criança // Fotos: Laura Marcelino

A atuação dos monitores contribui para que a Vila da Criança, localizada na Orla da Atalaia, funcione como um espaço público de qualidade. O evento oferece gratuitamente atividades de lazer, educação e cultura para famílias sergipanas e turistas, com programação diária das 17h às 22h, até o dia 26 de outubro. A iniciativa é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).

Continua após a publicidade
Anúncio

A equipe conta com 37 monitores e 2 volantes que atuam diariamente para oferecer orientação e supervisão. O espaço disponibiliza cerca de 30 brinquedos e atividades distribuídas estrategicamente, incluindo cinema, arena gamer com 40 computadores, fliperamas, óculos de realidade virtual, minicidade, roda-gigante, casas temáticas, cama elástica, brinquedos infláveis com acessibilidade, oficinas e apresentações de personagens infantis.

O sistema de permanência é ordenado por tempo determinado: cinco minutos para brinquedos infláveis, cama elástica e piscina de bolinhas, e três minutos para o carrossel, permitindo que mais crianças participem das atividades. A organização operacional prioriza a segurança das crianças e a rotatividade nas atividades. José Alberico, um dos volantes responsáveis pelo suporte aos monitores, explica que a presença de profissionais em cada estação é estruturada para maximizar a proteção dos visitantes. "Estamos fazendo o máximo que pudermos para poder ter a segurança com as crianças aqui no brinquedo, para que tudo dê certo. Com o carinho e o cuidado, com toda a atenção que for possível para poder dar tudo certo para a criança e para a família", disse. 

Público aprova

A estudante Letícia Souza visitou a Vila com toda a família e avaliou positivamente a estrutura do local. "O espaço está bem legal, tudo lindo, muito organizado. Os brinquedos são ótimos e as crianças se divertem bastante. Os monitores têm um cuidado perfeito, todo mundo é muito cuidadoso. Quem ainda não veio, precisa aproveitar, ninguém vai se arrepender", contou. 

A professora Cristiane Fontes esteve no local acompanhada do marido e dos filhos Miguel e Fernando, de 12 e 6 anos, e destacou a diversidade de atrações. "A Vila está perfeita. O que os meninos mais gostaram foram os infláveis. Estou maravilhada, é tudo lindo e lúdico, também para os adultos", afirmou. 

Elaine Santos, que levou a sobrinha Maria Clara, de 10 anos, para conhecer a Vila, destacou o aspecto da segurança como diferencial do espaço.  "A gente sente que pode brincar sem se preocupar. O espaço é grande, para as crianças correrem, e os brinquedos estão ótimos. Está tudo gratuito, já sei que vou aproveitar o Dia das Crianças aqui".

Do grupo Mamulengo Cheiroso, o artista Augusto Barreto contextualiza a importância cultural das apresentações teatrais realizadas na Vila.  "O teatro faz as pessoas verem a vida por outro ângulo. E estar no meio da sergipanidade, junto com a infância, é simbólico; nada é mais sergipano do que o mamulengo, que fala sobre cultura, folguedos e identidade", ressaltou. 

O formato da Vila da Criança chamou a atenção de turistas. O casal carioca Bianca Duarte e Cayo Franco assistiu a uma apresentação teatral com a filha.  "Achei muito interessante, minha filha adorou, tudo de graça aqui, o espaço está muito legal", comentou. 

Vila da Criança

Além das atrações teatrais, o espaço segue oferecendo uma diversidade de opções, como arena gamer, cinema, parque de diversões, roda-gigante, brinquedos acessíveis, casas temáticas, minicidade e, até o dia 19 de outubro, o ônibus AquaNave com realidade virtual educativa. 

O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com o apoio da Netiz e Iguá, e patrocínio do Banese.

Bianca Duarte e Cayo Franco
Bianca Duarte e Cayo Franco
José Alberico
José Alberico
Cristiane e família
Cristiane e família
Augusto Barreto
Augusto Barreto
Elaine Santos e Maria Clara
Elaine Santos e Maria Clara
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.