Domingo, 12 de Outubro de 2025
23°C 30°C
Maceió, AL
Publicidade

Governo do Maranhão celebra Semana da Pessoa Idosa

A ideia era promover o bem-estar dos idosos assistidos pelo Grupo Melhor Idade, do Centro Especializado de Reabilitação (CER) Olho d'Água.

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Maranhão
12/10/2025 às 11h35
Governo do Maranhão celebra Semana da Pessoa Idosa
- Ações marcaram o Dia Mundial da Pessoa Idosa (Foto: Márcio Sampaio)

Em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, de 6 a 10 de outubro, a Semana da Pessoa Idosa. A ideia era promover o bem-estar dos idosos assistidos pelo Grupo Melhor Idade, do Centro Especializado de Reabilitação (CER) Olho d'Água.

Continua após a publicidade
Anúncio

"Valorizar nossos idosos é reconhecer sua história, sabedoria e contribuição. Na Semana da Pessoa Idosa, promovemos momentos que aliaram saúde e diversão como forma de mantê-los ativos, felizes e motivados a viver plenamente. Investir na terceira idade é priorizar bem-estar, dignidade e qualidade de vida", disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O Dia Mundial da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no início dos anos 1990. A data busca conscientizar sobre os desafios do envelhecimento e reforçar a importância de proteger e garantir os direitos das pessoas idosas, além de reconhecer o valor da experiência, do conhecimento e do papel transformador que os idosos exercem na vida das famílias e na sociedade como um todo.

Durante os cinco dias de programação, os cerca de 50 idosos que integram o Grupo Melhor Idade puderam aliar lazer à qualidade de vida. A iniciativa do CER Olho d'Água acolhe pacientes e acompanhantes que estão na terceira idade, com 60 anos ou mais.

Dona Maria de Jesus Povoas, de 60 anos, entrou este ano para o grupo após acompanhar o filho, que também recebe atendimento no CER. "Para mim, o Grupo Melhor Idade é ter saúde. Aqui eu já fiz fisioterapia e, depois que fui me engajando no grupo, também iniciei a hidroginástica. E isso tudo tem me ajudado não só na questão física, como melhorar a minha coluna e crises de artrite, mas também no alto astral. A cada dia sigo melhorando mais, me rejuvenescendo", contou.

Liana Lisboa, de 64 anos, integra o Grupo Melhor Idade desde a sua criação, há 10 anos, e disse ter gostado de ir ao cinema. "Eu gosto muito de sorrir, e esses momentos de convivência, não só para mim, mas também para as minhas amigas, são bons para a gente se alegrar. E isso que foi oferecido para nós, para o grupo, traz o sentimento de alegria", compartilhou.

Entre as atividades que foram desenvolvidas na Semana da Pessoa Idosa, café da manhã na Fazendinha Parque Raposa (Estrada da Raposa), gincana na piscina e competição de dança, ambas realizadas na sede do CER, além de sessão de cinema. A programação de atividades da Semana da Pessoa Idosa foi finalizada com noite dançante na área externa do Golden Shopping (Calhau), com o evento "Baú da Melhor Idade – Uma Noite Dançante".

"As atividades tiveram como objetivo principal promover saúde de qualidade aos nossos idosos, fazendo com que eles saiam de casa com entusiasmo e felicidade. Durante toda essa semana, intensificamos aquilo que já é realizado ao longo do ano, como forma de colocá-los em movimento de maneira humanizada, com foco no desenvolvimento das capacidades de socialização e bem-estar psicoemocional", afirmou a assistente social e coordenadora do Grupo Melhor Idade do CER Olho d'Água, Carol Reis.

Grupo Melhor Idade completa 10 anos

As ações também marcaram os 10 anos do Grupo Melhor Idade, iniciativa do CER Olho d’Água que ao longo de uma década tem sido um espaço de acolhimento e inclusão. Criado para incentivar hábitos saudáveis e combater o isolamento social, o grupo reúne semanalmente idosos em atividades físicas, culturais e de lazer, consolidando-se como uma referência em cuidado humanizado e integração comunitária.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.