Com cerca de 30 atrações gratuitas, a Vila da Criança foi o lugar escolhido por muitas famílias para aproveitar o Dia das Crianças neste domingo, 12. A programação, promovida pelo Governo de Sergipe por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), segue até o dia 26 de outubro na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, e reúne opções de lazer e convivência pensadas para todas as idades.
O espaço oferece cinema, arena gamer com 40 computadores, fliperamas, óculos de realidade virtual, minicidade, roda-gigante, casas temáticas, cama elástica, brinquedos infláveis com acessibilidade, oficinas e apresentações de personagens infantis.
Para quem foi aproveitar a data na Vila, o dia foi especial, como o caso de Alycia Lima, que tem costume de participar das vilas temáticas com a família e conta que esses momentos se tornaram parte da rotina de lazer deles. “É muito bom. Vim em família e a gente consegue ficar mais próximos, brincamos juntos. Tem vários lugares de lazer, a gente nunca fica parado. As crianças, em cada lugar, querem tirar fotos, adoraram, principalmente, os bonecos que vêm dos filmes e desenhos e, agora, estão na frente deles. É uma alegria imensa”, contou.
Para o estudante Lázaro Vinícius, que, acompanhado pela namorada, levou o irmão Lorenzo, de 10 anos, o espaço é uma oportunidade de diversão em família. “O ambiente é muito acolhedor. Essa foi uma iniciativa muito bonita e cuidadosa do Governo de trazer essa estrutura para cá e pensar, também, na diversão das crianças, que é muito importante. Meu irmão adorou, já foi em vários brinquedos e está muito satisfeito”, relatou.
Os pais Márcia Ramos e Joelson Gomes decidiram levar a filha Manuela, de 9 anos, depois de verem a programação cultural da Vila. “Gostei muito da peça que vimos no Teatro. Fiquei feliz que o espetáculo tenha um elenco só de mulheres, todas talentosas e com a mensagem de que o lugar da mulher é onde ela quiser estar”, pontuou Márcia.
A pequena Manuela também aprovou a visita: “Gostei muito daqui, das brincadeiras e do teatro. Já brinquei no touro mecânico, de massinha, tirei foto. Amei tudo”, destacou.
A estudante Valentina Carvalho esteve na Vila da Criança acompanhada da mãe, Rosaly, e da irmã Celeste, de 5 anos. Para elas, a diversidade das atividades fez diferença na escolha. “Escolhemos a Vila pelas opções de brincadeiras e pelas atividades. É muito bom. Ainda mais pela minha irmã, que é pequenininha. A gente quer que ela se divirta, tenha contato com outras crianças e aproveite o dia. Gostamos muito”, considerou.
Patrícia Araújo foi com o marido, Jorge Júnior, e os filhos Cauã e Caroline, e chegou logo no início da programação para acompanhar o bloquinho infantil. “Todos nós achamos a programação muito interessante e bem pensada. O trio foi maravilhoso com o palhaço e os personagens. Chegamos na Vila e adoramos quando vimos que os brinquedos são gratuitos e acessíveis. Estou muito feliz por estar aqui hoje, fez o nosso dia mais especial”, afirmou.
Vila da Criança
O espaço segue oferecendo uma diversidade de opções, como teatro, arena gamer, cinema, parque de diversões, roda-gigante, brinquedos acessíveis, casas temáticas, minicidade e, até o dia 19 de outubro, o ônibus AquaNave com realidade virtual educativa.
O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com o apoio da Netiz e Iguá, e patrocínio do Banese.