A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) participou, neste sábado (11), de uma atividade em parceria com a Plan International Brasil, realizada na Escola Municipal Conselheiro Saraiva, no Povoado Boa Hora, zona rural de Teresina. A ação fez parte das comemorações do Dia Internacional da Menina, celebrado no mesmo dia.
A Sempi realizou rodas de conversa sobre violência contra a mulher, atendimento psicossocial e orientações sobre os direitos das mulheres.
“Em alusão ao Dia Internacional das Meninas, realizamos diversas ações voltadas para mulheres, meninas e crianças, dentro do projeto Meninas Livres, Seguras e Respeitadas. É sempre importante estarmos presentes com nossas rodas de conversa, com nossa equipe técnica e com o Ônibus Lilás, para dialogar sobre o enfrentamento de todos os tipos de violência que atingem as mulheres das comunidades”, destacou a coordenadora dos Organismos de Políticas para as Mulheres da Sempi, Louise Soares.
A atividade envolveu crianças, adolescentes e adultos, abordando temas como violência sexual, gravidez precoce e casamento infantil, temas que são prioridades da Plan International Brasil e estão no centro da campanha do Dia da Menina 2025, que traz o tema “Meninas Livres, Seguras e Respeitadas”.
“Contamos com o apoio da Sempi para realizar uma roda de conversa com os adultos e oferecer atendimento psicossocial às mulheres em situação de violência. Com as crianças e adolescentes, trabalhamos temas que refletem diretamente nossa luta por um mundo mais justo, onde meninas possam crescer livres e respeitadas”, explicou a facilitadora de Projetos Sociais da Plan Brasil, Tatiara Costa.
A parceria reforça o compromisso da Sempi em promover a equidade de gênero, prevenir violências e fortalecer o protagonismo das meninas e mulheres piauienses.