Quarta, 15 de Outubro de 2025
20°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Seplan lança programa formativo no 11º Encontro da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento

A iniciativa visa consolidar a formação continuada dos servidores que atuam com o planejamento estratégico e orçamento

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
15/10/2025 às 12h55
Seplan lança programa formativo no 11º Encontro da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento
Fotos: Robert Silva/Seplan

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) lançou, na última terça-feira, 14, o Conhecimento em Rede, programa formativo voltado à Rede Estadual de Planejamento e Orçamento. O anúncio aconteceu durante o 11º Encontro Bimestral da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento, que reúne titulares e suplentes das Diretorias de Planejamento e Orçamento (Diplan’s) das secretarias e órgãos estaduais com objetivo de dialogar sobre temáticas relevantes a respeito do planejamento estratégico e das questões orçamentárias do Governo de Sergipe.

Continua após a publicidade
Anúncio

O Conhecimento em Rede visa contribuir com o aperfeiçoamento, qualificação e formação dos servidores públicos, titulares e suplentes, especificamente nas áreas de Planejamento e Orçamento, bem como aqueles que atuam diretamente no suporte à tomada de decisões estratégicas pela alta gestão. A iniciativa faz parte dos encaminhamentos do Grupo de Trabalho (GT) Núcleo de Gestão do Conhecimento, que foi oficializado em portaria no ano de 2024.

O objetivo é consolidar a formação continuada dos servidores que compõem a Rede Estadual de Planejamento e Orçamento, como ressaltou a secretária executiva da Seplan, Melina Tavares. “A ideia é que a gente possa trazer ainda mais capacitações, formações continuadas para o público específico do planejamento governamental, de finanças, de orçamento, para que possamos aumentar a performance e dar mais qualidade para esses servidores nas práticas das suas atividades diárias, compartilhando boas experiências e formando parcerias para fomentar o conhecimento e o aprendizado em Rede”, destacou.

O programa abrange cursos e atividades promovidas pela própria Seplan, assim como pelos parceiros do projeto, firmadas as parcerias ao longo das atividades, a exemplo da Fundação Dom Cabral, da Fundação Getúlio Vargas, da plataforma DOT/Coursera, além do apoio da Escola de Governo da Secretaria de Estado da Administração (Sead) na aplicação de cursos e capacitações direcionadas e outras instituições.

A assessora de Planejamento da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Adely Carneiro, comentou sobre a importância das capacitações do programa. “Enquanto planejamento, precisamos muito nos apropriar dos conceitos. Nada mais justo do que ter a oportunidade da gente se atualizar. É muito importante rever teorias, rever os acadêmicos que estão falando, rever indicadores, metas, metodologias novas que surgem. Espero que os cursos tragam muitos benefícios não só para mim, mas para toda a Rede”, enfatizou.

11º Encontro da Rede de Planejamento e Orçamento

Nesta edição, a programação destacou a apresentação da avaliação das metas estratégicas e orçamentárias do terceiro trimestre, além de temáticas relacionadas ao relatório de ações e apresentação do Plano Plurianual (PPA). 

“Falamos um pouco sobre a execução orçamentária do ano de 2025 e as perspectivas da execução orçamentária de 2026. Já preparamos as unidades para o encontro de dezembro e será o momento final para encerrar 2025, com últimos detalhes, ajustes e acertos para iniciarmos 2026 na mesma perspectiva deste ano, com transparência, diálogo e sempre tentando entregar políticas públicas de qualidade e alinhadas ao planejamento estratégico do Governo de Sergipe”, ressaltou o subsecretário de Programação Econômica e Orçamento da Seplan, Marcos Felipe Almeida.

O encontro contou, também, com a participação das secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), para dialogar sobre Sistema de Custos e qualidade de gastos e sobre o monitoramento do Plano Estadual de Combate à Violência contra as Mulheres, respectivamente. Por fim, a Superintendência Especial de Atos Legislativos (Superlegis), apresentou à Rede um painel sobre Processo Legislativo nas Políticas Públicas.

Sobre a Rede

Composta por servidores das diretorias de Planejamento e Orçamento (Diplan’s) das secretarias e órgãos do Governo, nas funções de titulares e suplentes, a Rede de Planejamento e Orçamento foi criada em 2024 pelo governador Fábio Mitidieri.

Para o secretário da Seplan, Julio Filgueira, as diretorias de Planejamento, em cada unidade, têm sido fundamentais na integração dos instrumentos de planejamento, de monitoramento estratégico e na gestão do orçamento. “Teremos, no próximo período, o desafio de integrar ainda mais com os Planos de Desenvolvimento Regional, pensando a atuação de cada unidade no território; a Infraestrutura de Dados, que será uma grande revolução na área de geodados, oferecendo, para políticas públicas e para a atuação de cada secretaria, uma ferramenta a mais; e, também, com o programa de aceleração e transformação digital, o Conecta-SE.”, pontuou.

A Rede tem como órgão central a Seplan, que coordena e organiza as atividades através de um calendário anual, com a realização do Seminário de Gestão Estratégica e das reuniões bimestrais, além de reuniões regulares de monitoramento, de balanço de metas e ações de capacitação, que já aconteciam mesmo antes da formalização do Programa Formativo.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.