Quinta, 16 de Outubro de 2025
23°C 30°C
Maceió, AL
Publicidade

Governo de Sergipe reforça atuação operacional da segurança pública com aquisição de seis drones para operações no interior do estado

Equipamentos ampliam capacidade de monitoramento de suspeitos em fuga e fornecem resposta rápida durante operações da SSP e Polícia Civil

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
16/10/2025 às 09h45
Governo de Sergipe reforça atuação operacional da segurança pública com aquisição de seis drones para operações no interior do estado
Governo de Sergipe reforça atuação operacional da segurança pública com aquisição de seis drones para operações no interior do estado / Fotos: Ascom SSP/SE

Para reforçar a atuação estratégica em operações de alta complexidade, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Polícia Civil, concretizou a aquisição de seis drones. Os equipamentos representam um avanço significativo para o trabalho investigativo e tático das equipes, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta em situações de fuga, cerco e reconhecimento de áreas durante ações de campo.

Continua após a publicidade
Anúncio

Atualmente, a SSP conta com 38 drones de diferentes modelos, e a última aquisição foi de seis equipamentos DJI Mini 3, um dos equipamentos mais reconhecidos mundialmente. A entrega dos novos aparelhos é mais uma etapa do processo de modernização das unidades policiais. Os novos aparelhos são estratégicos, pois mudam positivamente a forma de se fazer segurança pública. “Como se tratam de equipamentos de valor elevado, nós não fazemos a aquisição de uma só vez. As compras são feitas por meio de licitações, sempre buscando o melhor custo-benefício”, explicou o piloto do Núcleo de Drones da Polícia Civil, Wagner Santos Menezes.

Segundo ele, os drones permitem alcançar grandes distâncias sem expor o policial ao risco direto, além de auxiliar na vigilância de foragidos e em operações de cumprimento de mandados. “Com o drone, o operador pode fazer o que chamamos de ‘varredura’, observando uma área extensa em poucos segundos”, destacou.

Nesta linha estratégica de fortalecimento da segurança pública, o delegado regional Fábio Alan Pimentel exemplificou a utilidade prática dos drones nas ações e operações da Polícia Civil. “O uso do drone é de suma importância porque oferece visão privilegiada para os operadores em terra. Em situações de fuga, o equipamento permite acompanhar o deslocamento de um suspeito que tente escapar por muros, telhados ou áreas de difícil acesso, garantindo que as equipes saibam exatamente onde ele está”, demonstrou.

Além de ampliar a visibilidade das equipes policiais que estão atuando em solo, os drones também fortalecem o planejamento das operações e a segurança dos policiais em campo, tornando as ações e operações mais precisas e eficazes. “Com essa tecnologia, conseguimos ampliar nosso campo de visão e reduzir riscos, otimizando o trabalho investigativo e garantindo melhores resultados para a segurança pública de Itabaiana e de toda a região”, completou o delegado regional de Itabaiana.

Os drones adquiridos nesta remessa estão sendo distribuídos para unidades localizadas no interior do estado, sobretudo regionais. As entregas seguem cronograma previamente estabelecido pela SSP e pela Delegacia-Geral da Polícia Civil visando atender às demandas de segurança pública mapeadas no interior sergipano. Cada equipamento está avaliado em R$ 6,8 mil, perfazendo um investimento total de R$ 40,8 mil.

Piloto do Núcleo de Drones da Polícia Civil, Wagner Santos Menezes
Piloto do Núcleo de Drones da Polícia Civil, Wagner Santos Menezes
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.