Sexta, 17 de Outubro de 2025
20°C 30°C
Maceió, AL
Publicidade

Programa estadual Ser Cidadão é destaque no Encontro Nacional de Educação Cidadã em São Paulo

Das 65 escolas que aderiram à iniciativa, 11 foram representadas no evento por se destacarem nas atividades voltadas ao protagonismo e formação cidadã

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
16/10/2025 às 18h57
Programa estadual Ser Cidadão é destaque no Encontro Nacional de Educação Cidadã em São Paulo
Iniciativa foi reconhecida como referência nacional pelas ações que fortalecem a prática da educação cidadã em Sergipe / Fotos: Ascom/Seed

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) foi homenageada pela Rede Nacional de Educação Cidadã (RedeNEC) por ser pioneira em institucionalizar o programa Ser Cidadão em 65 escolas da rede pública estadual de ensino. A homenagem aconteceu durante a programação do Encontro Nacional de Educação Cidadã (Enec 2025), realizado em São Paulo.

Continua após a publicidade
Anúncio

Desenvolvida pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), a iniciativa foi reconhecida como referência nacional pelas ações que fortalecem a prática da educação cidadã em Sergipe, promovendo valores como solidariedade, respeito, ética, sustentabilidade, protagonismo juvenil e participação social. Esse também é considerado o primeiro programa institucionalizado por uma gestão estadual na perspectiva da educação.

A homenagem foi recebida pela coordenadora do ‘Ser Cidadão’, Nathalie Lima, que representou o secretário da Seed, Zezinho Sobral, e a diretora do Dase, Eliane Passos. “Esse reconhecimento nacional pela institucionalização do programa Ser Cidadão, reflete o compromisso e o esforço coletivo da nossa rede em fortalecer uma educação que dialoga com a cidadania, a democracia e os valores éticos que formam cidadãos conscientes e participativos”, destacou Nathali Lima.

De acordo com a coordenadora, o programa é desenvolvido por meio de projetos educacionais que dialogam com a realidade dos estudantes, criando experiências de aprendizagem voltadas ao protagonismo estudantil e o comprometimento cidadão e do bem comum.

No Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, em Aracaju, atividades como voto consciente, visita às instituições de justiça e leitura sobre a constituição são algumas das realizações voltadas à educação cidadã. A professora Ronilse Torres esteve em São Paulo juntamente com alunos, representando a escola, e destacou que a homenagem aumenta a vontade de ampliar as atividades.

“O programa Ser Cidadão é bom para os alunos e professores que passam por formação. Eles aprendem sobre direitos e deveres, e a se engajarem com a realidade ao seu redor. Iniciativas como essa promovem a vivência da cidadania no cotidiano escolar, fortalecendo o papel da escola como espaço de transformação social", disse a professora.

No Colégio Estadual General Calazans, em Nossa Senhora das Dores, município do médio sertão, são desenvolvidas diversas ações voltadas para o fortalecimento da cidadania, estimulando o pensamento crítico, a tomada de decisões conscientes e o senso de coletividade entre os estudantes. Por meio de projetos como o Cidadania Calazans, os alunos são incentivados a refletir sobre seus direitos, deveres e o papel de cada um na construção de uma sociedade mais justa e participativa.
“Ficamos felizes em participar do reconhecimento do nosso trabalho em São Paulo e vamos ampliar ainda mais as ações de cidadania em nossa escola”, ressaltou a professora Raquel Sousa.

Encontro nacional

O Enec 25 é uma iniciativa da Rede Nacional de Educação Cidadã (RedeNEC), com apoio do Instituto Aldeia da Chama, Fundação Tide Setubal, Instituto Galo da Manhã e FGV EAESP e Alumni.

O evento teve como objetivo fortalecer as políticas e práticas de educação cidadã, promovendo a socialização de experiências e o reconhecimento de iniciativas que contribuem para a formação integral dos estudantes e para a consolidação de uma cultura democrática e participativa nas escolas.

O Encontro Nacional de Educação Cidadã (Enec 25) é o principal evento do Brasil dedicado exclusivamente às perspectivas da educação cidadã. A edição de 2025 levou ao público o tema ‘Novos Horizontes para a Educação Cidadã’.

Neste ano, o encontro ganhou destaque nacional com a homologação, pelo Ministério da Educação (MEC), da Portaria de Educação Cidadã e Sustentabilidade, que amplia o alcance das ações voltadas à cidadania, sustentabilidade e ética em todas as redes de ensino do país.

O evento reuniu instituições públicas, representantes de secretarias estaduais e municipais de educação, gestores, professores, especialistas e instituições não governamentais que se dedicam à educação cidadã em todo o país.         

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.