Os mais de 11 mil participantes, entre servidores e estudantes da rede estadual de ensino, darão a largada da 2ª Corrida e Caminhada da Educação neste sábado (18), em frente à sede da Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Com concentração às 6h e partida às 6h30, a atividade disponibilizará pontos de hidratação, banheiro PCD e uma equipe de acolhimento aos integrantes. O trânsito na região será alterado a partir das 5h.
Munidos de kits com viseiras, barra de cereal e frutas, os atletas amadores terão também à sua disposição ambulância, massagem relaxante e brinquedo interativo. Realização da Secretaria da Educação do Estado, por meio do Programa de Atenção à Saúde e de Valorização do Professor (PASVAP), em parceria com o Programa Bahia Sem Fome, a atividade contará, ainda, com intérpretes de Libras, pódio com acessibilidade, segurança, DJ e show de encerramento no palco montado no estacionamento externo da SEC.
A ação, que integra o calendário da SEC e envolve os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), tem o objetivo de incentivar o cuidado com a saúde, o estímulo à convivência e a valorização dos trabalhadores da Educação em todo o Estado. Com caminhada de 3 km e corrida cronometrada de 5 km, os servidores e estudantes que cruzarem a linha de chegada receberão medalhas e os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com valores entre R$ 500 e R$ 1 mil. Cada servidor inscrito contribuiu com 2 kg de alimentos para o Programa Bahia Sem Fome. Já os estudantes estão isentos da doação de alimentos.
Motivações
Integração entre servidores, estudantes e comunidade; promoção da saúde física, mental e emocional; incentivo ao autocuidado e à prática de atividades esportivas; e valorização de quem fortalece a educação baiana são as principais motivações da SEC para a promoção da segunda edição da Corrida e Caminhada da Educação.
Os organizadores reforçam que a ação do Programa de Atenção à Saúde e de Valorização do Professor visa, sobretudo, estimular a prática regular de atividades físicas, a prevenção de doenças cardiovasculares e metabólicas e a adoção de hábitos saudáveis para a promoção de bem-estar, qualidade de vida e fortalecimento da integração da comunidade escolar. Já a parceria com o Programa Bahia Sem Fome, acrescentam, intensifica o compromisso da Secretaria da Educação do Estado com a solidariedade e o engajamento comunitário.
Fonte: Ascom/SEC