Buscando impulsionar ainda mais o trabalho das gestoras dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), iniciou o Curso de Formação Fortalece Elas - Políticas Públicas para Equidade de Gênero nos Municípios, nesta sexta-feira, 17. A aula inaugural ocorreu no Auditório do Quartel do Corpo de Bombeiros de Sergipe.
A diretora de Articulação e Participação Popular da SPM, Edlaine Sena, disse que o curso tem como propósito fortalecer os OPMs, oferecendo formação técnica e política às suas gestoras, ampliando conhecimentos e as capacidades institucionais, além de consolidar as redes de cooperação entre os municípios. “Discutimos, principalmente, sobre equidade de gênero e sobre gestão e planejamento dessas políticas públicas para as mulheres do nosso estado”, destacou.
A diretora ressaltou ainda que a responsabilidade da SPM na operacionalização dessa política em todo o estado. “Por isso, intensificar a qualificação dessas gestoras é um processo importante para que a gente amplie e qualifique cada vez mais esse atendimento às mulheres em todos os municípios sergipanos”, salientou.
Além do encontro presencial, o curso, que deverá ser concluído em dezembro, contará também com aulas online. “Falamos sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres e como esses OPMs podem lidar com esse problema. Também vamos falar sobre financiamento de políticas para as mulheres, mostrando como pode ampliar os recursos financeiros para dar conta de realizar suas ações, além de como ampliar essas ações no município para melhorar a vida das mulheres”, detalhou a diretora de Programas do Instituto Geni, Ana Luísa Machado.
Para a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Pirambu, Leide Rodrigues, todo e qualquer conhecimento é indispensável na área. “Essa oportunidade que o Estado nos oferece para que o nosso trabalho seja desenvolvido com mais qualidade e humanizado é muito importante. Eu faço questão de participar e, em seguida, discutir com a equipe o que podemos melhorar e ampliar para levar o melhor para as assistidas”, ressaltou.
A coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Campo do Brito, Quércia Sandes, também reconheceu a importância do curso. “O objetivo é ofertar cada vez mais um serviço de qualidade às mulheres que são acolhidas pela Coordenadoria de Campo do Brito. Eu vejo aqui uma oportunidade para mim e para a minha equipe de aprimorar esses conhecimentos com o objetivo de melhor servir”, afirmou.