
Ao longo de 2025, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) realizou uma série de entregas voltadas à melhoria das políticas públicas e, consequentemente, da qualidade de vida da população alagoana. Entre os principais destaques estão o lançamento do Alagoas Inteligente (AI), plataforma de acesso on-line aos serviços do Governo de Alagoas, e o anúncio de concursos públicos com vagas para o Estado.
O ano teve início com a antecipação do 13º salário dos servidores públicos estaduais, que passaram a receber a gratificação natalina no mês de aniversário. Também foi mantida a possibilidade de reservar o benefício para pagamento em dezembro, mediante formalização no Portal SEI.
Ao longo do ano, os servidores foram contemplados com capacitações promovidas pela Superintendência da Escola de Governo, ações do Mês do Servidor, a atualização do Portal SEI para a versão 4.0 e a entrega de premiações por meio do Selo da Diversidade, iniciativa que reconhece secretarias que adotam práticas de inclusão. Além disso, foi lançada uma nova edição do selo.
Outra iniciativa relevante foi o anúncio do maior conjunto de vagas já ofertado pelo Estado em concursos públicos, com o objetivo de ampliar o quadro de servidores e gerar oportunidades para a população.
“Foi também um ano histórico para o fortalecimento do serviço público. O Governo Paulo Dantas lançou a maior quantidade de vagas da história do Estado, reafirmando o compromisso com os concursos públicos e com a valorização dos servidores. Além disso, realizamos a nomeação dos aprovados no concurso da saúde de 2002, garantindo um direito aguardado há décadas, e avançamos com a nomeação e os exames admissionais dos novos delegados do Estado, reforçando áreas estratégicas da administração pública”, destacou a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas.
O monitoramento das políticas públicas estaduais também esteve entre as prioridades do Governo Paulo Dantas. Em 2025, a Política Estadual de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Alagoas (PEMAPP) completou um ano de implementação. Nesse período, a política foi estruturada com a contribuição do ONU-Habitat, permitindo a avaliação de programas como CRIA, Vem que Dá Tempo e Primeiro Emprego.
-20.jpeg)
No âmbito do Primeiro Emprego, o programa divulgou uma nova lista de candidatos aptos a atuar como estagiários no Poder Executivo Estadual. À medida que houver demanda, as secretarias podem solicitar o banco de talentos para a seleção dos candidatos.
Outro destaque foi o início do projeto Coração Social, que tem como objetivo realizar busca ativa no bairro Vergel do Lago, em Maceió, a fim de identificar as necessidades básicas da população local e encaminhá-la aos serviços e políticas públicas adequados. A iniciativa passou a contar com a parceria do projeto Corações da Paz, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), para atender às demandas dessa população.
O ano também foi marcado pela realização da 7ª Conferência Estadual das Cidades, que promoveu debates sobre melhorias para os municípios alagoanos. Houve ainda a divulgação dos resultados do Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas e do Valor Adicionado Bruto (VAB) do turismo, além de cessões de imóveis estaduais e a realização de leilão de bens móveis do Estado.
Para atender à alta demanda pela emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN) — o serviço mais procurado nas Centrais Já — foram realizados mutirões em Marechal Deodoro e Penedo, contemplando comunidades de pescadores, ciganos e outros cidadãos alagoanos.
O sistema de agendamento das unidades Já também passou a contar com uma aba de transparência, permitindo que a população compreenda o funcionamento do serviço, com a divulgação diária da liberação de vagas. Além disso, a Seplag lançou o Alagoas Inteligente (AI), que reúne dezenas de serviços do Governo do Estado disponíveis on-line, incluindo o agendamento para atendimentos presenciais nas unidades Já.
Por fim, o Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, documento que orienta a aplicação dos recursos públicos para o exercício seguinte, foi elaborado pela Seplag, encaminhado à Assembleia Legislativa de Alagoas e aprovado no último dia 22.