
Em seis meses de funcionamento, o Centro TEA Paulista, equipamento da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), já realizou mais de três mil atendimentos e se consolidou como referência estadual no acolhimento e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus familiares.
Localizado na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista, o espaço faz parte de uma ação estratégica da SEDPcD para fortalecer a rede de apoio e atenção às pessoas com deficiência em todo o estado. Desde sua inauguração, em julho de 2025, o Centro TEA Paulista já atendeu mais de 800 pessoas, oferecendo suporte multidisciplinar, acolhimento familiar e articulação com políticas públicas de saúde, educação e assistência social.
Os serviços especializados abrangem psicoterapia breve, rodas de conversa e grupos de escuta, mediação de conflitos e orientações jurídicos e sociais e emissão da CipTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) e da Identificação Veicular.
Além disso, no local funciona um Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), com orientação para inclusão no mercado de trabalho, oficinas de empreendedorismo, produção artesanal e encaminhamento a oportunidades profissionais.
A estrutura do Centro conta ainda com salas sensoriais adaptadas, e biblioteca física e digital com acervo especializado sobre TEA. Também são oferecidas atividades de arte e cultura , como oficinas de arteterapia e leitura interativa, e modalidades esportivas adaptadas, com aulas regulares com foco em coordenação motora, socialização e bem-estar.
Outro destaque é um programa de capacitação continuada, com cursos, oficinas, seminários e workshops para familiares, cuidadores, e profissionais da rede pública e privada. Mais de 500 profissionais da área de saúde, educação e assistência social concluíram a formação por meio de palestras que fortalecem o conhecimento técnico e ampliam a rede de apoio às famílias.
“O Governo de São Paulo tem o compromisso de fortalecer a rede de atenção às pessoas com deficiência em todo o estado e além dele. O Centro TEA Paulista demonstra como estamos construindo políticas públicas de inclusão que unem conhecimento técnico, acolhimento humanizado e parceria com os municípios, e agora inspirando também outros estados”, afirmou o secretário de Estado, Marcos da Costa.
Representantes municipais e autoridades públicas de mais de 60 municípios já visitaram o espaço para conhecer o funcionamento e buscar parcerias, demonstrando que o modelo paulista inspira novas iniciativas em todo o estado. Essa troca de experiências é fundamental para que o acolhimento às pessoas com TEA se torne uma ação sólida, contínua e de alcance regional.
No mesmo local, ainda funciona o Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, que amplia o atendimento e o suporte às pessoas com deficiência no estado e já realizou mais de 300 atendimentos em seis meses.
“O Centro TEA Paulista não é apenas um espaço físico, mas um símbolo do compromisso do Governo de SP com a inclusão e o respeito à diversidade. Cada atendimento realizado, cada família acolhida e cada profissional capacitado representa um passo na construção de uma sociedade mais empática, acessível e justa”, resume o secretário Marcos da Costa.
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Localização: Rua Galileo Emendabili, 99 – Jardim Humaitá – São Paulo – SP
Contatos: (11) 3116-7406 e centroteapaulista@sp.gov.br
Para mais informações: https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/sec_deficiencia/centro_tea_paulista
Departamento de Comunicação
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
(11) 5212-3749
comunic@sp.gov.br