Foi inaugurado, neste sábado (18), em Parnaíba, o primeiro escritório da multinacional holandesa Green Energy Park (GEP) no Brasil. O governador Rafael Fonteles participou da solenidade, que marca a efetivação das atividades da companhia no Estado e a construção da usina da produção de hidrogênio verde (H2V), ao lado de Bart Biebuyck, diretor-presidente global da GEP.
“Este projeto vai contribuir para descarbonizar a indústria e o planeta, aproveitando o grande potencial natural que temos. É essa união que gera empregos, oportunidades. Precisamos consolidar uma base econômica forte que nos torne independentes para realizar obras e ações”, destacou o governador Rafael Fonteles.
Durante a solenidade, foi assinado um memorando de entendimentos entre as empresas Nebra e Niterra para a operacionalização de uma tecnologia inovadora de produção do hidrogênio verde. O programa de demonstrações será oportunidade para estudantes, pesquisadores, engenheiros e técnicos aprenderem, melhorarem e elevarem a tecnologia a nível comercial.
De acordo com o diretor de Projetos da GEP, Dener Miranda, a nova base funcionará como um ponto de ancoragem no Nordeste, consolidando a presença institucional da companhia no Brasil.
A usina da Green Energy Park terá uma área de 310 hectares, com capacidade inicial de 1,8 GW e produção de até 2,4 milhões de toneladas de hidrogênio renovável por ano.
“Esse escritório é um grande passo de um projeto que já está gerando muitos empregos no Piauí. Conte conosco, governador, para agilizar ao máximo esse projeto. Estou muito feliz com esse empreendimento”, disse o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel.