
A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, visitou nesta terça-feira, 21, o terreno onde será construída a Brinquedopraça do povoado Crasto, em Santa Luzia do Itanhy, no sul sergipano. O espaço será o segundo a ser implantado dentro do projeto das Brinquedopraças, que prevê a construção de dez praças voltadas ao lazer e à convivência das crianças em diferentes regiões do estado. A primeira unidade foi inaugurada este ano em Propriá. Com investimento previsto de cerca de R$ 500 mil, a Brinquedopraça de Santa Luzia do Itanhy será instalada numa comunidade quilombola e beneficiará dezenas de famílias do povoado.
Durante a visita, a secretária Érica destacou a importância do projeto como instrumento de inclusão, cuidado e transformação social. “Este também foi um momento de escuta, de diálogo com as crianças e pais para entender o impacto e a representatividade que este espaço terá na vida delas, será um divisor de águas para esta comunidade. Queremos transformar Sergipe e a vida dos nossos sergipanos, trazendo o impacto da Primeira Infância, de crescer, de brincar e de sair das telas para viver o mundo real”, afirmou.
Os moradores do povoado comemoraram a chegada da nova praça. Para José Lázaro dos Santos o espaço será importante tanto para as crianças quanto para os mais velhos. “Será bom demais para pessoas idosas sentarem de tarde e as crianças brincarem”, frisou.
Roseane Alves da Conceição também celebrou a chegada do novo espaço. “Esta praça será um espaço bom para todo mundo e dará uma nova cara para nossa comunidade”. Já Josefa Limeira destaca que o novo espaço impactará a qualidade de vida de todos. Hoje eles brincam na lama, se machucam, contraem doenças, mas com essa praça isso vai mudar”, pontuou.
A diretora de Atenção Integral à Primeira Infância da Seasic, Helga Muller, informou que o projeto é um marco no estado por unir lazer, convivência e cuidado com as famílias. “A proposta é levar essas praças para lugares que muitas vezes não teriam um espaço de lazer como esse. A Brinquedopraça estimula o desenvolvimento infantil, promove o brincar e oferece um ambiente de acolhimento também para as mães. É um projeto que olha para o território, para as comunidades e para as especificidades da Primeira Infância”, destacou.
A iniciativa faz parte do programa Ser Criança, que vem promovendo em todo o estado políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças, com uma abordagem sensível, intersetorial e cidadã. Assim, Sergipe avança na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e atenta às necessidades de quem mais precisa.


