O Comitê Interno do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE-PI) se reuniu, nessa terça-feira (21), com a Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) para discutir e alinhar estratégias de fortalecimento das ações voltadas à promoção da equidade dentro da instituição.
Durante a reunião, foram apresentados os relatórios elaborados a partir das fichas perfil preenchidas por servidores e servidoras da OGE-PI, que servirão de base para o desenvolvimento de novas práticas e políticas internas voltadas à valorização da diversidade, da igualdade de oportunidades e do respeito no ambiente de trabalho.
O Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade tem como principal objetivo enfrentar o racismo e todas as formas de discriminação de gênero, além de combater o assédio moral e sexual nas instituições públicas estaduais, contribuindo para a construção de uma cultura organizacional mais inclusiva e respeitosa.
Para o ouvidor-geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra, a iniciativa reforça o papel da Ouvidoria como espaço de escuta e promoção dos direitos humanos dentro da gestão pública.
“A Ouvidoria-Geral tem o compromisso de promover a escuta, o respeito e a igualdade. Participar do Programa Pró-Equidade é reafirmar que nossas ações internas também devem refletir os valores que defendemos perante a sociedade: a inclusão, a diversidade e o combate a todas as formas de discriminação”, destacou Dutra.
A reunião marca mais um passo no comprometimento da Ouvidoria-Geral do Estado com políticas de equidade e valorização das pessoas, fortalecendo a cooperação entre os órgãos estaduais para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e igualitário.