Quinta, 23 de Outubro de 2025
24°C 27°C
Maceió, AL
Publicidade

Rede pública estadual de ensino de Sergipe celebra o Dia Nacional da Alimentação Escolar

Programas reforçam o compromisso com refeições saudáveis e diversificadas nas escolas estaduais

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
23/10/2025 às 10h26
Rede pública estadual de ensino de Sergipe celebra o Dia Nacional da Alimentação Escolar
Fotos: Maria Odília/Ascom Seed

Em comemoração ao Dia Nacional da Alimentação Escolar, celebrado em 21 de outubro, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), reforça o compromisso com a oferta de refeições saudáveis, balanceadas e representativas para os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino. Diariamente, cerca de 220 mil refeições são servidas nas unidades de ensino, totalizando um investimento de R$ 53 milhões, resultado de um trabalho cuidadoso do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), que envolve planejamento, acompanhamento técnico e dedicação de profissionais de diferentes áreas.

Entre as ações que se destacam está o Programa Filé de Camarão na Alimentação Escolar, implantado nas escolas de tempo integral, abrangendo as 10 Diretorias Regionais de Educação (DRE). A iniciativa leva uma das proteínas mais importantes e tradicionais da culinária sergipana para o cardápio escolar. De janeiro a outubro, foram adquiridos 17.284kg de camarão. O produto é obtido por meio de chamada pública, garantindo que a compra seja feita diretamente da agricultura familiar, fortalecendo os pequenos produtores do estado.

Outra ação de extrema importância, que também fortalece a alimentação escolar da Rede Pública Estadual de Ensino, é o Programa Barriguinha Cheia, que oferece o desjejum para cerca de 120 mil estudantes em 212 escolas de ensino fundamental e médio. O objetivo é promover uma refeição matinal equilibrada, priorizando um cardápio nutritivo e a inclusão de alimentos provenientes da agricultura familiar. Até o fim do ano letivo de 2025, a meta é servir 12 milhões de refeições, resultando em um investimento de R$ 3.623.370,00.

Continua após a publicidade
Anúncio

De suma importância para a regionalização da merenda e o ciclo econômico da agricultura familiar, Sergipe atinge 65% de gêneros alimentícios oriundos das cooperativas e pequenos agricultores, quando o Programa Nacional de Alimentação Escolar determina 30%.

De acordo com a diretora do DAE, Lucileide Rodrigues, o Dia Nacional da Alimentação Escolar celebra o esforço coletivo dos profissionais que ajudam a alimentar o corpo, a mente e os sonhos dos estudantes. “É dia de celebrar uma das políticas públicas mais bonitas e transformadoras, que é a alimentação escolar. Mais do que refeições, ela representa cuidado, saúde, aprendizado e amor em cada prato servido aos nossos estudantes. Em Sergipe, o crescimento da alimentação escolar é motivo de orgulho. A cada ano, fortalecemos nosso compromisso com a segurança alimentar e nutricional, garantindo que nossas crianças e jovens tenham acesso a refeições equilibradas, saborosas e preparadas com carinho. Esse trabalho é resultado da união de muitos profissionais que fazem parte dessa grande rede de afeto e compromisso com a educação”, destacou.

A equipe do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) é composta por setores que se encarregam de oferecer o melhor acompanhamento, garantindo que os pratos sejam bem recebidos nas escolas. O Serviço de Supervisão (Sesup) é responsável pelas visitas e supervisões; o Serviço de Distribuição (Sedis) cuida da distribuição dos alimentos em todas as escolas e da emissão das guias de remessa; o Serviço de Nutrição (Senav) elabora os termos de referência, cardápios e ações de educação alimentar; e o Serviço de Gestão Fiscal (Segfic) é responsável pelo controle fiscal e por todo o processo de pagamento da alimentação escolar. No total, a equipe do DAE conta com 26 nutricionistas, dois engenheiros de alimentos e três gastrônomos, além das equipes responsáveis pela supervisão.

No Centro de Excelência Professor José Carlos de Souza, em Aracaju, as refeições dos estudantes são preparadas com muito cuidado e carinho pelos manipuladores de alimentos, que garantem refeições saudáveis e de qualidade. A alimentação é considerada um dos momentos mais importantes da rotina escolar, sendo parte essencial do processo educativo e contribuindo para o bem-estar e o aprendizado dos alunos.

A coordenadora pedagógica da escola, Lidiane Moreira, destaca o impacto positivo de oferecer uma alimentação de qualidade em um ambiente de aprendizado. “Eles passam o dia todo na escola e a gente preza bastante pela qualidade dos alimentos, para que haja variedade e um cardápio diversificado, evitando a monotonia. Nós temos o camarão, que também ajuda nessa diversificação, pois é preparado uma vez por semana e eles gostam muito”, comentou.

Para a estudante Ludmilla Rodrigues, quando a alimentação é bem feita e preparada com cuidado, os estudantes se sentem mais motivados e dispostos. “As refeições aqui da escola são muito boas. As merendeiras fazem tudo com muito carinho. Eu não como camarão, mas sempre que tem, nossa proteína é substituída por outra, e a comida daqui é realmente muito bem preparada”, afirmou. 

O cozinheiro e influenciador sergipano Djair Gomes, de 28 anos, vive com HIV há sete anos e encontrou no programa um importante aliado para manter sua saúde e qualidade de vida // Foto: Igor Matias
O cozinheiro e influenciador sergipano Djair Gomes, de 28 anos, vive com HIV há sete anos e encontrou no programa um importante aliado para manter sua saúde e qualidade de vida // Foto: Igor Matias
Dr. Almir Santana // Foto : Thiago Santos
Dr. Almir Santana // Foto : Thiago Santos
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Fotos: Maria Odília/Ascom Seed
Fotos: Maria Odília/Ascom Seed
Lidiane Moreira | Fotos: Maria Odília/Ascom Seed
Lidiane Moreira | Fotos: Maria Odília/Ascom Seed
Ludmilla Rodrigues | Fotos: Maria Odília/Ascom Seed
Ludmilla Rodrigues | Fotos: Maria Odília/Ascom Seed
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.