Sexta, 24 de Outubro de 2025
24°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Portos públicos do Sul movimentaram 85,3 milhões de toneladas de janeiro a agosto

Avanço de 21% na movimentação de contêineres e de 15% em carga geral impulsionou o crescimento no período

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
24/10/2025 às 11h29
Portos públicos do Sul movimentaram 85,3 milhões de toneladas de janeiro a agosto
Vista aérea do Porto de Paranaguá (PR), maior terminal portuário da região Sul - Foto: Divulgação

Os portos públicos da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) registraram um crescimento de 7,9% na movimentação de cargas de janeiro a agosto de 2025. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), 85,3 milhões de toneladas passaram pelos terminais administrados pelas autoridades portuárias federais no período.

Continua após a publicidade
Anúncio

O desempenho positivo foi liderado pelo Porto de Paranaguá (PR), que movimentou 43,9 milhões de toneladas. Na sequência, aparecem o Porto de Rio Grande (RS), com 20,2 milhões, o Porto de São Francisco do Sul (SC), com 12,1 milhões, e o Porto de Imbituba (SC), com 4,8 milhões de toneladas. O Porto de Itajaí (SC) fecha a lista dos cinco principais, tendo movimentado 2,5 milhões de toneladas no período.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que os números refletem o foco do governo federal na eficiência da gestão. "O crescimento dos portos públicos do Sul é resultado de uma gestão eficiente e focada em competitividade, visando fortalecer a economia da região e do Brasil como um todo", afirmou o ministro.

O grande destaque do balanço foi o aumento de 21,14% na movimentação de cargas em contêineres (total de 19,9 milhões de toneladas) e de 15,46% em carga geral (total de 9 milhões de toneladas) frente a 2024. O forte avanço nessas duas modalidades, que englobam uma vasta gama de produtos, demonstra a versatilidade e a crescente capacidade dos portos públicos para atender diferentes e complexas cadeias logísticas.

Destaques dos portos da região Sul
Destaques dos portos da região Sul

A vocação para o comércio exterior dos portos da região foi confirmada pela alta de 7,19% na navegação de longo curso (internacional), que totalizou 73,4 milhões de toneladas, impulsionando o crescimento de 4,95% nas exportações (lideradas pela soja e milho) e de 11,84% nas importações (incluindo fertilizantes).

Novos investimentos

Para ampliar ainda mais a eficiência da região, o Ministério de Portos e Aeroportos realizou, nessa quarta-feira (22), o leilão de concessão do canal de acesso aquaviário ao Porto de Paranaguá, o primeiro projeto de concessão desse tipo na história do Brasil.

A estimativa de investimento no projeto é de R$ 1,2 bilhão, ao longo dos 25 anos da concessão, visando a administração e exploração da infraestrutura do acesso aquaviário, incluindo canais e bacias de evolução. O consórcio será responsável pela dragagem e ampliação do calado dos atuais 13,5 metros para 15,5 metros, o que vai permitir o acesso de navios de grande porte e ampliação da capacidade operacional do porto, elevando a movimentação de cargas e o escoamento da produção.

A iniciativa trará mais segurança, agilidade e permitirá a atracação de navios maiores, aumentando a capacidade e a competitividade do porto paranaense.

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.