O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início a um mutirão de cirurgias para correção de fissuras labiopalatinas no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), neste sábado (25), uma ação que devolve esperança e o sorriso de crianças maranhenses.
O brilho no olhar e o abraço apertado comunicam mais que mil palavras. No semblante, o alívio e a gratidão de quem esperou por esse dia com o coração cheio de fé. O dia mal havia começado e esse era o sentimento de Gardênia Nascimento, que aguardava a cirurgia do filho Pedro Alves, de apenas 1 ano e oito meses. Ele abraçava firme o pescoço da mãe.
“É impossível não se emocionar. Saber que o governo olhou pra essas crianças e fez acontecer. É algo que não tem preço”, contou Gardênia, com os olhos marejados.
Histórias como a do pequeno Pedro Alves se repetem em cada canto do hospital. No mesmo corredor, Oliene Sodré acalmava o neto David Luís, de 1 ano e três meses, que faria a correção no palato. “Saber que agora ele vai ter a chance de melhorar é uma bênção. A gente se sente acolhido, tratado com respeito e carinho”, disse a avó, visivelmente emocionada.
A ação, segundo a coordenadora da rede de assistência hospitalar materno-infantil da SES, Tércia Carvalho, faz parte da política de cuidado integral que o Governo do Maranhão vem reforçando ao longo da gestão e vai beneficiar 50 crianças.
“Essas cirurgias representam muito mais do que um tratamento médico. Elas devolvem autoestima, dignidade e esperança. O governador Carlos Brandão tem sido firme no compromisso de garantir que nenhuma criança maranhense fique sem acesso a cuidados especializados”, destacou.
"A realização dessas cirurgias não só melhora a qualidade de vida das crianças, mas também ajuda a prevenir complicações futuras, como pneumonia. É fundamental que haja uma conscientização sobre a prevenção e o suporte necessário para as mães durante a gestação. O apoio do estado é essencial para que mais crianças possam ter acesso a tratamentos e cirurgias que mudam vidas", pontuou a médica Ilana de Paula Abreu, diretora clínica do Juvêncio Mattos.
Durante o mutirão, as famílias receberam orientação sobre alimentação e cuidados no pós-operatório. As crianças também são acompanhadas por uma equipe multiprofissional formada por médicos, odontólogos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas, que ajudam na reabilitação completa.
Cuidado
No primeiro semestre de 2025, 65 pacientes já haviam passado por cirurgias semelhantes na unidade. Com o novo mutirão, o número de beneficiados supera 100 crianças atendidas apenas neste ano , um marco para o sistema público de saúde infantil do estado.
O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, que integra a macrorregião Norte de Saúde, é referência no atendimento pediátrico e conta com 127 leitos, UTIs Pediátrica e Neonatal, além de uma ampla rede de especialidades médicas. O espaço vem sendo modernizado e ampliado pelo Governo do Maranhão, que segue investindo para oferecer atendimento de qualidade e humanizado às famílias maranhenses.