Começou a operar nesta segunda-feira (27), a nova rota de voo regular entre o Aeroporto de São Luís e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O novo voo será operado pela Latam Airlines em aeronaves Airbus A320 com capacidade para 176 passageiros.
Antes da decolagem do primeiro voo da rota entre São Luís (SLZ) - Congonhas (CGH), realizado às 14h45, aconteceu o evento de lançamento para celebrar a conexão inédita para o aeroporto paulista.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, esteve presente no evento, realizado no setor de embarque do aeroporto de São Luís, representando o governador Carlos Brandão.
"Essa nova rota vem facilitar a conectividade do Maranhão com o estado de São Paulo trazendo desenvolvimento econômico para o nosso estado, por meio do aumento do fluxo e da competitividade dentro do mercado. Nós estamos em expansão, no que diz respeito ao fluxo de turistas visitando o Maranhão, e essa rota é estratégica para consolidação do estado como destino turístico, haja vista, São Paulo é um importante hub turístico, tanto por ser o principal emissor de turistas para o Maranhão, como ponto de chegada de visitantes internacionais no Brasil. Essa nova conexão possibilita o crescimento do turismo no Maranhão através do aumento do fluxo de turistas e de negócios também", analisou a secretária.
Durante o evento do voo inaugural foi realizado o corte da fita para celebrar a nova operação que vem fortalecer o turismo maranhense.
O gerente de Negócios Aeroportuários e Infraestrutura da Latam Brasil, Marcus Campos, destacou que a nova rota atende uma demanda antiga dos passageiros maranhenses. Segundo Campos, o aeroporto de São Luís está entre os que mais cresceram proporcionalmente no país em 2025.
“Normalmente os passageiros do Maranhão têm horários inconvenientes, na madrugada. Esse é um voo diurno, chegando ao principal aeroporto de São Paulo. A gente nota o interesse pelo Maranhão como destino turístico, e isso naturalmente nos motiva a ampliar essa conectividade”, afirmou.
Ainda segundo Campos, a expectativa é que, com a boa aceitação da rota São Luís–Congonhas, tenha a possibilidade de ampliação de frequências em 2026. “Ainda é uma rota nova, mas está no radar do nosso time para futuras oportunidades”, finalizou.
Para o gerente do Aeroporto de São Luís, Marcelo Angelim, “a conectividade entre São Luís e Congonhas fortalece a integração da nossa capital com São Paulo e abre novas possibilidades para fortalecer ainda mais o turismo, o comércio e os negócios”.