Quinta, 30 de Outubro de 2025
21°C 26°C
Maceió, AL
Publicidade

Professor da Uece será delegado na COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas

O professor do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc/Uece), Hugo Fernandes-Ferreira, ...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Ceará
29/10/2025 às 15h38

O professor do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc/Uece), Hugo Fernandes-Ferreira, foi aprovado como delegado oficial da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.

Continua após a publicidade
Anúncio

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O docente integrará a Zona Azul (Blue Zone), espaço de negociações oficiais da ONU, onde representará o Ceará e o Brasil em debates estratégicos sobre biodiversidade, economia regenerativa e transição ecológica. Durante o evento, participará de palestras e painéis internacionais, incluindo o Pavilhão da Finlândia, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o espaço Casa Brasil e outras arenas multilaterais em articulação.

“A COP 30 será histórica para o Brasil e para a Amazônia. Estar na Zona Azul significa poder contribuir diretamente nas discussões que definem o futuro das políticas climáticas globais e levar a experiência cearense em inovação, conservação e justiça socioambiental para o mundo”, destaca o professor.

Além de docente e pesquisador, Hugo Fernandes-Ferreira é membro do Programa Cientista-Chefe da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, onde atuou na elaboração do Livro Vermelho da Fauna Ameaçada do Ceará.

Nos últimos meses, o professor também vem acumulando importantes reconhecimentos que reforçam seu papel de destaque na ciência, na comunicação ambiental e na representação do Ceará em agendas globais.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Em outubro, foi homenageado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) pela sua atuação como comunicador científico, em cerimônia alusiva ao Dia do Agente Digital. O reconhecimento foi entregue pelo parlamentar Léo Suricate, ao lado de outros criadores de conteúdo que promovem educação, cidadania e divulgação científica nas redes sociais.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Já em setembro, o docente recebeu a Medalha Barão de Studart, concedida pelo centenário Instituto do Ceará, uma das mais tradicionais instituições científicas do estado, passando a integrar seu quadro de associados. A honraria reconhece contribuições relevantes à produção científica e à preservação da memória e da cultura cearense.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.