O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, na quarta-feira (29), o curso de Noções Básicas de Libras voltado para profissionais de saúde na Policlínica Santa Inês, na Região do Vale do Pindaré.
A iniciativa foi organizada Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade e teve como objetivo capacitar os colaboradores para aprimorar a comunicação com pessoas portadoras de deficiência auditiva, destacando a importância da inclusão e da acessibilidade no atendimento em saúde. A qualificação contou com a participação de colaboradores de diferentes setores da Policlínica.
“A Policlínica tem o compromisso de fortalecer e incentivar a formação contínua dos colaboradores para que possam oferecer um ambiente acolhedor e acessível para todos. Por isso, trouxemos esse curso para dentro da nossa unidade e ficamos felizes com o engajamento nossos profissionais. A comunicação inclusiva é um passo essencial para garantir equidade no cuidado em saúde”, disse a enfermeira do NEP, Alane Costa.
Durante o curso, foram abordados temas fundamentais como introdução à Língua Brasileira de Sinais e sua relevância social; sinais básicos utilizados no contexto de saúde; expressões faciais e corporais na comunicação; ética e respeito aos portadores de deficientes auditivos no ambiente de trabalho.
A técnica de enfermagem Alzenir de Alencar elogiou a iniciativa. “O treinamento foi excelente, muito proveitoso. Primeira vez que participo de um curso com esse. Não tinha conhecimento sobre o assunto, após essa capacitação vou poder atender melhor os portadores de deficiência auditiva”, afirmou.
Os participantes puderam praticar saudações, expressões de acolhimento e sinais específicos do atendimento a pacientes, vivenciando situações do cotidiano profissional. Essa troca prática contribuiu para fortalecer o compromisso da unidade com o atendimento humanizado, acessível e de qualidade.
Maria Valquíria, auxiliar em Saúde Bucal da unidade, parabenizou e reforçou a importância da inclusão social, principalmente no ambiente hospitalar e clínica. “Eu adorei esse treinamento, quero parabenizar a equipe pela iniciativa e é bom que a gente tenha mais conhecimentos, é um aprimoramento pessoal e coletivo, afinal temos o compromisso de promover a inclusão social, especialmente, no ambiente em que ofertamos serviços em saúde”.
Assistência
A unidade é referência em assistência multidisciplinar em saúde no Vale do Pindaré e oferta um circuito completo de atendimentos, com destaque para o cuidado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de até 12 anos, pré-natal de alto risco, curativos especializados, como para pé diabético, e atendimento pediátrico de alta complexidade.
Pacientes oriundos de aldeias indígenas e de 18 municípios da região, como Alto Alegre, Bela Vista, Bom Jardim, Governador Newton Belo, Monção, Igarapé do Meio, Pio XII, Pindaré-Mirim, Santa Inês, Santa Luzia, Satubinha, São João do Caru, Tufilândia, Araguanã, Nova Olinda, Centro do Guilherme, Santa Luzia do Paruá, Zé Doca, são atendidos diariamente na Policlínica.
A Policlínica Santa Inês integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciada pelo Instituto Acqua.