Sábado, 01 de Novembro de 2025
21°C 26°C
Maceió, AL
Publicidade

Caminho da Capacitação: Governo de SP ultrapassa marca de 6 mil formados em cursos gratuitos

Programa levou qualificação profissional a mais 12 municípios e formou 700 novos alunos na região administrativa de Araçatuba

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom SP
01/11/2025 às 16h15
Caminho da Capacitação: Governo de SP ultrapassa marca de 6 mil formados em cursos gratuitos
Iniciativa coordenada pelo Fundo Social de São Paulo qualificou o total de 6.294 alunos em 118 cidades do interior paulista

O Governo de São Paulo encerrou, na região de Araçatuba, o décimo ciclo do programa de qualificação Caminho da Capacitação com a formatura de 701 alunos. Com as formaturas desta etapa, realizadas durante este sábado (1º) em Mirandópolis e Guararapes, a iniciativa coordenada pelo Fundo Social de São Paulo qualificou o total de 6.294 alunos em 118 cidades do interior paulista.

Continua após a publicidade
Anúncio

O governador Tarcísio de Freitas participou das cerimônias e destacou a importância do programa. “Esse projeto é uma parte do SuperAçãoSP, que é inspirado nos melhores programas do mundo de superação da pobreza. A gente está abordando esse projeto de forma territorial, levando aquilo que falta para que as famílias possam prosperar, investindo na capacitação, na inserção produtiva, na manutenção do emprego, porque a gente quer realmente que as pessoas prosperem”, afirmou.

As formações, oferecidas em 12 municípios da região, contemplaram áreas com alta demanda no mercado de trabalho, como gastronomia, beleza e bem-estar, confecção industrial, tecnologia, panificação e cuidados com pets. As aulas foram ministradas nas carretas itinerantes do programa, que funcionam como salas de aula e percorrem o Estado oferecendo capacitação gratuita.

“O Caminho da Capacitação significa que nós estamos aqui para caminhar juntos, porque acreditamos no talento de cada um, na veia empreendedora, que todos são capazes e podem ir longe”, disse o governador.

Em Mirandópolis, a cerimônia realizada pela manhã certificou 329 alunos dos municípios de Andradina, Mirandópolis, Guaraçaí, Lavínia e Valparaíso. Já em Guararapes, no período da tarde, outros 372 formandos receberam seus certificados, representando as cidades de Bento de Abreu, Rubiácea, Guararapes, Araçatuba, Birigui, Gabriel Monteiro e Piacatu.

Durante as cerimônias, a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, destacou o impacto social da iniciativa. “Quando as carretas chegaram, elas trouxeram mais do que cursos, trouxeram uma mensagem: ‘Você pode!’. E foi bonito ver como essa mensagem foi acolhida. Ver mães, pais, jovens e trabalhadores dando o próximo passo, mostrando que não há idade nem barreira para aprender algo novo”, afirmou.

O governador Tarcísio de Freitas comentou ainda sobre o Programa Trampolim, que faz a ponte entre trabalhadores e empresas.

“O sistema Trampolim lista vagas que estão abertas. Assim a gente já consegue ligar pessoas que estão buscando emprego com oportunidades que estão abertas. E gente quer unir as pessoas ao mercado de trabalho, unir as pessoas ao sonho que cada um tem porque a gente acredita em vocês.”

Novo ciclo na região de São José do Rio Preto

Após encerrar as atividades na região de Araçatuba, o Caminho da Capacitação segue agora para a região de São José do Rio Preto, ampliando a oferta de cursos e levando novas oportunidades de aprendizado e geração de renda a outras comunidades paulistas.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site http://www.cursofussp.sp.gov.br . Mais informações sobre cursos e cronogramas estão disponíveis em http://www.caminhodacapacitacao.sp.gov.br.

Sobre o programa

Lançado em maio deste ano, o Caminho da Capacitação é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo, em parceria com o Centro Paula Souza, e faz parte do Superação SP, programa do Governo do Estado que tem como meta retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026.

Com uma frota de mais de 30 carretas móveis, o projeto leva ensino técnico com certificação oficial, estimula o empreendedorismo e promove o desenvolvimento social e econômico nos municípios paulistas, aproximando oportunidades de quem mais precisa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.