Terça, 04 de Novembro de 2025
23°C 27°C
Maceió, AL
Publicidade

Dois projetos sergipanos são destaques na Exposibram 2025 e reforça potencial mineral do estado

Projetos apoiados pela Agência Desenolve-SE, e voltados à exploração de potássio e minerais críticos, foram destaque no evento, um dos maiores do s...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
03/11/2025 às 14h45
Dois projetos sergipanos são destaques na Exposibram 2025 e reforça potencial mineral do estado
Fotos: Ascom Desenvolve-SE

Em um dos mais importantes eventos do setor mineral da América Latina, Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – Exposibram, dois projetos apoiados pela Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) ganharam destaque nacional. Entre as dez iniciativas escolhidas em todo o Brasil para serem apresentadas na edição de 2025, duas são sergipanas, reforçando o potencial mineral e o ambiente favorável aos investimentos no estado. O evento aconteceu de 27 a 30 de outubro, em Salvador-BA.

Continua após a publicidade
Anúncio

O primeiro projeto, desenvolvido pela Backshore Resources, foca na exploração de minerais críticos no povoado Saramém, em Brejo Grande, com aplicação em pigmentos para tintas, cerâmica e metalurgia. Dividido em duas fases, o investimento totaliza US$ 110 milhões e prevê a geração de mais de 430 empregos diretos e indiretos. Já o segundo projeto, conduzido pela South Atlantic Potash, visa a exploração de potássio, mineral essencial para a produção de fertilizantes. Com investimento estimado em US$ 2 bilhões, a iniciativa tem potencial para tornar o Brasil autossuficiente na produção de cloreto de potássio, além de gerar mais de 1.200 empregos ao longo de suas fases.

Segundo o presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, a agência já vem direcionando esforços ao setor de mineração, reconhecendo-o como um dos segmentos estratégicos para atrair novos investimentos e empreendimentos para o estado. “Atualmente, os dois projetos que contam com o apoio da agência já possuem memorandos assinados. Com esses acordos firmados, a Desenvolve-SE tem a oportunidade de apresentar detalhadamente os projetos a investidores, fortalecendo o ambiente de negócios e ampliando as perspectivas de desenvolvimento para o setor mineral em Sergipe”, afirma.

A expectativa é de que os projetos da South Atlantic Potash e da Backshore Resources avancem e sejam implementados em um horizonte de longo prazo, gerando emprego, renda e crescimento sustentável para o estado. 
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.