Terça, 04 de Novembro de 2025
23°C 27°C
Maceió, AL
Publicidade

Centro de Referência promove 1º Simpósio Técnico em Doença Falciforme na Bahia

O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDF/Hemoba) realiza, no dia 8 de novembro, o 1º Simpósio Técnic...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Bahia
03/11/2025 às 20h15
Centro de Referência promove 1º Simpósio Técnico em Doença Falciforme na Bahia
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDF/Hemoba) realiza, no dia 8 de novembro, o 1º Simpósio Técnico em Doença Falciforme, no Hotel Vila Galé, em Salvador. O evento tem como objetivo capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e acompanhamento de pessoas com a patologia. A programação reunirá especialistas do ambulatório do CERPDF que compartilhará suas experiências no atendimento dos pacientes.

Continua após a publicidade
Anúncio

A doença falciforme é uma condição genética e hereditária, caracterizada por alterações nas hemácias (glóbulos vermelhos), que se tornam rígidas e adquirem formato de foice.

Na Bahia, um a cada 650 nascidos vivos apresenta a enfermidade, enquanto a média nacional é de um bebê a cada mil nascimentos. O Centro de Referência atende pacientes provenientes da capital e do interior da Bahia, oferecendo assistência transfusional, atenção farmacêutica, consultas médicas e dispensação de medicamentos de alto custo.

Entre os temas que serão abordados no simpósio, estão políticas públicas, fisiopatologia e diagnóstico, principais complicações em crianças e adultos, tratamentos medicamentosos disponíveis, acesso às medicações, além de debates sobre assistência multiprofissional, com foco nas áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social. A programação será dividida em dois turnos e terá como palestrante convidada a médica hematologista Ivana Paula Leite, pediatra no Complexo HUPES-UFBA e coordenadora da residência de Hematologia e Hemoterapia Pediátrica das Obras Sociais Irmã Dulce. Confira abaixo:

Manhã

07h45 – Credenciamento

08h00 – Abertura – Dra. Anelisa Streva

08h10 – Políticas Públicas em Doença Falciforme – Me. Altair Lira

08h45 – Fisiopatologia e Diagnóstico na Doença Falciforme – Dra. Larissa Rocha

09h20 – Principais Complicações em Pediatria na DF – Dra. Amanda Gordiano

10h05 – Coffee Break

10h25 – Principais Complicações no Paciente Adulto na DF – Dra. Jaqueline Guerreiro

11h10 – Tratamentos Medicamentosos Disponíveis na DF – Dra. Ivana Leite

11h55 – Acesso às Medicações em Doença Falciforme – Fátima Souto

12h40 – Almoço (no local)

Tarde

14h00 – Transfusão em Doença Falciforme – Dra. Rivânia Andrade

14h40 – Assistência de Enfermagem na DF – Maria Cláudia Gonçalves

15h25 – Fisioterapia na DF – Edlene Santos

16h00 – Mesa-Redonda: Café com Saúde – Equipe Multidisciplinar

Moderação: Dra. Jamile Nicanor

Participantes: Amanda Magalhães (nutricionista), Mitiyo Kawazaki (psicóloga), Ana Freire (enfermeira) e Djane da Silva (assistente social).

16h45 – Encerramento e Coffee Break

Fonte

Ascom/Hemoba

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.