
A cooperação internacional entre a Bahia e a França deu mais um passo importante na terça-feira (4) com a confirmação da expansão do Projeto PROT’AIR – Turismo Sustentável e Áreas Protegidas França-Bahia para o município de Nilo Peçanha, no Baixo Sul do estado. A novidade foi anunciada durante visita técnica da comitiva francesa à região, com a assinatura da carta de adesão ao projeto.
A agenda integra uma série de encontros estratégicos que buscam fortalecer a parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Federação dos Parques Naturais Regionais da França, voltada à valorização das áreas protegidas, ao desenvolvimento territorial sustentável e à promoção do turismo de base comunitária.
O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, destacou que a ampliação do PROT’AIR reforça o compromisso da Bahia com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das comunidades locais. “A escolha do território do Baixo Sul traz essa característica de agrofloresta, de agricultura sustentável, de cultura do pertencimento, de turismo sustentável e de preservação das áreas”, afirmou.
“Em Nilo Peçanha, especialmente na comunidade quilombola de Jatimane, há uma cultura harmônica e sustentável, com escola, posto de saúde, pousadas e gastronomia fantástica. É um exemplo de que é possível ter desenvolvimento, qualidade de vida e preservação ambiental no mesmo território. Expandir isso no Baixo Sul com o apoio dos franceses é fortalecer o programa e garantir que os resultados cheguem à comunidade", completou o secretário.
Durante a visita, o grupo conheceu experiências de turismo comunitário e agricultura sustentável desenvolvidas na região. Pedrina Rosário, da comunidade quilombola Jatimane, ressaltou o papel do turismo de base comunitária no fortalecimento social.
“A gente tem promovido diversas atividades, entre elas o trabalho voltado para o turismo comunitário, que engloba toda essa cadeia da produção da piaçava, do extrativismo, das manifestações culturais, da gastronomia, do jardim sensorial e da loja criativa. Acreditamos que, fortalecendo a nossa história por meio do turismo e gerando renda para a comunidade, conseguimos manter as pessoas no seu território com qualidade de vida e dignidade”, pontuou.
O gestor das unidades de conservação no Inema, Mateus Camilo, explicou que o PROT’AIR começou na Área de Proteção Ambiental (APA) Caminhos Ecológicos da Boa Esperança, e segue com novas ações para a região.
“Estamos na APA Caminhos Ecológicos da Boa Esperança, onde iniciamos a primeira etapa do Projeto PROT’AIR. Agora, daremos início a um diagnóstico turístico e a ações voltadas à gestão da unidade de conservação. Estamos em contato com os municípios, participando junto com a delegação francesa que veio avaliar possibilidades de novos investimentos nessa segunda etapa do projeto. A ideia é promover ações de restauração, turismo e desenvolvimento local, valorizando os produtos gerados a partir dos recursos naturais do bioma Mata Atlântica e fortalecendo o turismo rural, com a participação de comunidades tradicionais e quilombolas”, detalhou.
A comitiva também assistiu a uma apresentação cultural do grupo Zambiapunga, conhecendo um pouco da história e das tradições locais, além de visitar a Casa Familiar Agroflorestal (CFAF), onde foi apresentado o modelo educacional.
No período da tarde, a comitiva seguiu para o município de Taperoá, onde participou de uma reunião com a Associação de Agricultores e representantes da gestão municipal, para conhecer ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e do turismo sustentável na região. Em seguida, o grupo visitou a zona rural do município, conhecendo de perto experiências locais de produção agroecológica e boas práticas ambientais desenvolvidas por agricultores familiares.
A programação foi encerrada com uma apresentação cultural na orla de Taperoá, que contou com a banda marcial municipal e grupos de samba de roda, celebrando a cultura e a identidade local.
Prot’air
O Projeto PROT’AIR foi instituído por meio de um Memorando de Entendimentos assinado em outubro de 2023 entre o Governo da Bahia e a Federação dos Parques Naturais Regionais da França. Inspirado na experiência francesa com o selo Valeurs Parc, o programa busca criar um modelo baiano de certificação de produtos e serviços sustentáveis associados às unidades de conservação e APAs, fortalecendo a economia verde e agregando valor aos territórios.
Festival Nosso Futuro
A cooperação entre a Bahia e a França ganha ainda mais visibilidade nesta quarta-feira (5), com a visita do presidente francês Emmanuel Macron a Salvador. O chefe de Estado participará do Fórum Nosso Futuro, dentro da programação do Festival Nosso Futuro, que reunirá lideranças nacionais e internacionais para discutir soluções inovadoras em sustentabilidade, clima e meio ambiente.
Fonte
Ascom/Sema