
O Bem Bahia desta quinta-feira (06) conversa com o Bando de Teatro Olodum, apresenta o perfil de Mãe Eli de Nsumbo e traz uma cobertura exclusiva do espetáculo Candomblé da Barroquinha. A atração vai ao ar às 19h30, com horários alternativos às sextas e aos domingos, às 19h. Também é possível acompanhar pelo canal da TVE Bahia no YouTube, no link youtube.com/tvebahia.
Dirigido por Lázaro Ramos, com co-direção de Cássia Valle e Valdineia Soriano, artistas que participaram da montagem original há três décadas, o Bando de Teatro Olodum está completando 35 anos. O programa conversa com o grupo sobre sua trajetória e importância na valorização da identidade negra e da arte baiana.
Mãe Eli de Nsumbo é uma líder religiosa da Nação Angola e sacerdotisa do Terreiro Sanzala Ntonto Ndanji Tatetu Nsumbu Kimbanda, em Águas Claras. Nascida em uma família marcada pela força das mulheres do axé, ela faz um mergulho no Candomblé Congo-Angola, tradição em que são cultuados os Nkise. A história da sacerdotisa integra o documentário Ìyás da Bahia, que registra os saberes e a ancestralidade de grandes líderes religiosas.
Ainda nesta edição, o Bem Bahia apresenta o espetáculo teatral ‘Candomblé da Barroquinha’, que aborda a tradição de um terreiro de candomblé Ketu, a partir do olhar de Marcelina, uma jovem abian. A atração semanal conversa com o elenco e com o diretor Thiago Romero, vencedor do ‘Prêmio Bahia Aplaude’ por este trabalho, e ainda bate um papo com a cantora Nitorê Akadã, para falar sobre sua trajetória musical e a influência do candomblé na carreira.
Serviço:
Bando de Teatro Olodum, Mãe Eli de Nsumbo e Candomblé da Barroquinha no Bem Bahia da TVE
Quando: Quinta-feira (06), às 19h30. Horários alternativos nas sextas-feiras e aos domingos, às 19h
Onde: TVE e youtube.com/tvebahia
Fonte
Ascom/Irdeb