Quinta, 06 de Novembro de 2025
22°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Governo de SP realiza exposição inédita de Tarsila do Amaral no Palácio dos Bandeirantes

Mostra reúne obras icônicas da artista pertencentes ao Acervo dos Palácios pela primeira vez em São Paulo

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom SP
06/11/2025 às 15h38
Governo de SP realiza exposição inédita de Tarsila do Amaral no Palácio dos Bandeirantes
É a primeira vez que a coleção completa da artista estará reunida na sede do Governo de SP Foto: Divulgação/Governo de SP

A partir do dia 6 de novembro, está aberta ao público a exposição “São Paulo – Paris: A Descoberta de Tarsila do Amaral” , no Palácio dos Bandeirantes. A mostra inédita é dedicada à importante trajetória da artista modernista. É a primeira vez que a coleção completa da artista aos cuidados do Acervo dos Palácios, departamento museológico da Casa Civil, estará reunida na sede do Governo de SP.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ao todo são 13 telas e 3 gravuras de Tarsila expostas no Salão dos Pratos, importante sala de reuniões e exposições do Palácio dos Bandeirantes, que acabou de passar por projeto de restauro para retomar suas características originais, e teve elementos como piso, portas e teto reformados. Das 16 obras da exposição, 6 delas estiveram em Paris, na França, e em Bilbao, na Espanha, emprestadas para importantes exposições na Europa de setembro de 2024 até junho de 2025. A artista vem recebendo novas leituras, mostrando sua importância e contribuição com o modernismo em contexto ampliado, inclusive internacionalmente.

Com curadoria de Rachel Vallego, também responsável pela atual gestão do Acervo dos Palácios, “São Paulo-Paris: A Descoberta de Tarsila do Amaral” apresenta criações da artista entre os decênios de 1910 a 1960, trazendo novas reflexões.

“O conjunto de obras de Tarsila pertencente ao Acervo dos Palácios é único, pois além de nos possibilitar acompanhar toda a carreira da artista, é constituído de obras icônicas. Fazer essa exposição logo após as obras retornarem de um importante empréstimo na Europa é presentear São Paulo com cultura, arte e ampliar o acesso e conhecimento sobre uma das mais significativas pintoras modernas brasileiras”, declara Vallego.

Mostra fica em cartaz até 25 de janeiro de 2026. A entrada é gratuita Foto: Divulgação/Governo de SP
Mostra fica em cartaz até 25 de janeiro de 2026. A entrada é gratuita Foto: Divulgação/Governo de SP

A exposição tem como eixo central as descobertas artísticas que marcaram a trajetória da artista entre as duas cidades. De São Paulo, Tarsila guardou as cores, formas e memórias da infância na fazenda e da vida urbana na metrópole; em Paris, na efervescência artística dos anos 1920, absorveu as vanguardas europeias e encontrou no modernismo as ferramentas para reinventar a cultura visual brasileira. A mostra celebra esse encontro de mundos e a construção de uma linguagem única que fez de Tarsila um ícone do modernismo e uma das maiores referências da arte brasileira.

A iniciativa também integra as comemorações do aniversário de 40 anos do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Estado de São Paulo, responsável pela gestão das coleções artísticas e históricas dos palácios governamentais.

A mostra fica em cartaz até 25 de janeiro de 2026. A entrada é gratuita e é necessário agendamento prévio para visitação.

Serviço:

“São Paulo-Paris: A Descoberta de Tarsila do Amaral”
Curadoria: Rachel Vallego
De 06/11/2025 até 25/01/2026
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4500
Entrada gratuita
Visitas:
Segunda a sexta: 10h às 16h (visitas individuais e para grupos)
Sábados: conferir disponibilidade

Necessário agendamento prévio com no mínimo 48 horas de antecedência. Para garantir sua visita e consultar outras informações, acesse o site www.acervo.sp.gov.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.