
A população maranhense tem aprovado com entusiasmo o programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos, iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nesta quarta-feira (5), foram entregues 740 óculos gratuitos nos municípios de Itapecuru, Mata Roma e Anapurus.
Em dois anos, o programa já soma 380 mil atendimentos, 148 mil óculos distribuídos e mais de 46 mil cirurgias de catarata e pterígio em todo o estado. Os números expressam o alcance de uma política pública que tem melhorado a saúde dos olhos de milhares de maranhenses e garantido mais dignidade a famílias que antes não tinham condições de arcar com os custos de uma armação ou cirurgia.
Moradora de Mata Roma, Genivana Souza, de 37 anos, foi uma das beneficiadas junto com os filhos Daemyle, de 15 anos, e Gleydson, de 8. O marido também participou da consulta. “Foi uma coisa ótima, boa pra gente, porque eu não tenho condição de comprar para cada um. Quando veio essa oportunidade, agarrei logo. O cartão, os óculos, tá perfeito pra gente de baixa renda que não tem condição de comprar”, contou Genivana, que realizou o atendimento durante a entrega dos cartões do Programa Maranhão Livre da Fome, em ação conjunta com o Cuidar dos Olhos.
Outro depoimento que reforça o impacto da iniciativa é o de Jacira Ferreira, de 26 anos, moradora de Anapurus, que recebeu óculos para ela e para mais dois filhos. “Um dos meus filhos, tem miopia e eu não tinha condição de comprar óculos. Ele sentia dor de cabeça, enjoo. Eu quero agradecer a Deus e ao governo por essa oportunidade. Foi gratificante”, afirmou.
A integração com o Maranhão Livre da Fome demonstra uma atuação sensível às diferentes necessidades das famílias, associando a segurança alimentar à promoção da saúde dos olhos.
Durante a entrega, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou o papel do poder público na construção de uma rede de cuidado acessível e eficiente. “O Governo do Maranhão olha para todos os maranhenses. Eu espero que vocês possam desfrutar desses óculos. Essa é uma demonstração de que o SUS funciona e está presente onde mais se precisa”, ressaltou o secretário.
Os beneficiados passaram por triagem, consultas e exames oftalmológicos completos, incluindo dilatação de pupila, refração ocular e avaliação com oftalmoscópio binocular indireto
O prefeito de Anapurus, Tânios Lima, enfatizou a relevância da parceria entre Estado e município. “Muitos beneficiários não tinham condição de comprar um óculos. Hoje estão aqui recebendo gratuitamente esse benefício, que representa qualidade de vida. É uma grande ação do governo Carlos Brandão e uma alegria para o município”, afirmou.
Depoimentos
“Muita gente vai receber que não tem condição de comprar. É uma ação muito boa”, declarou Ariel Costa Souza, de 52 anos, pecuarista.
“Tem muita gente que não pode comprar e o programa ajuda muito a população. Aproveitei a oportunidade, foi uma boa hora”, contou Raimundo da Silva, taxista de 63 anos, beneficiado em Itapecuru.