
Desde esta quinta-feira quem visitar o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, terá a chance de ver uma exposição inédita com todos os trabalhos da pintora Tarsila do Amaral reunidos em um só lugar .
A Exposição “São Paulo – Paris: A Descoberta de Tarsila do Amaral” é composta por 16 obras reunidas no Salão dos Pratos, importante sala de reuniões e exposições do Palácio dos Bandeirantes, que acabou de passar por projeto de restauro para retomar suas características originais.
Das obras da pintora em exposição, 6 delas estiveram em Paris, na França, e em Bilbao, na Espanha, emprestadas para importantes exposições na Europa de setembro de 2024 até junho de 2025. A artista vem recebendo novas leituras, mostrando sua importância e contribuição com o modernismo em contexto ampliado, inclusive internacionalmente.
Com curadoria de Rachel Vallego, também responsável pela atual gestão do Acervo dos Palácios, “São Paulo-Paris: A Descoberta de Tarsila do Amaral” apresenta criações da artista entre os decênios de 1910 a 1960, trazendo novas reflexões. O conjunto de obras de Tarsila pertencente ao Acervo dos Palácios é único, pois além de nos possibilitar acompanhar toda a carreira da artista, é constituído de obras icônicas. Fazer essa exposição logo após as obras retornarem de um importante empréstimo na Europa é presentear São Paulo com cultura, arte e ampliar o acesso e conhecimento sobre uma das mais significativas pintoras modernas brasileiras”, declara Vallego.

A iniciativa também integra as comemorações do aniversário de 40 anos do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Estado de São Paulo, responsável pela gestão das coleções artísticas e históricas dos palácios governamentais.
A mostra pode ser visitada até 25 de janeiro de 2026. A entrada é gratuita, mas é necessário agendamento prévio. Para fazer o agendamento, basta acessar o link https://www.acervo.sp.gov.br/Agendamento/Agendar .