Sexta, 07 de Novembro de 2025
23°C 29°C
Maceió, AL
Publicidade

Governo de SP prorroga consulta pública do projeto da Linha 16 – Violeta

Sugestões e contribuições poderão ser enviadas até 24 de novembro

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom SP
07/11/2025 às 11h27
Governo de SP prorroga consulta pública do projeto da Linha 16 – Violeta
A Linha 16 – Violeta deve contar com oito integrações. Foto: Governo de SP

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos, prorrogou para até dia 24 de novembro a Consulta Pública do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da Linha 16-Violeta de metrô – também chamada de Linha dos Parques. O objetivo é estender o diálogo com a sociedade recebendo mais contribuições para o aperfeiçoamento do projeto que prevê ligar a zona leste à zona oeste da capital.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com a extensão do prazo, os interessados terão mais 17 dias para encaminhar dúvidas e sugestões. As contribuições deverão ser enviadas por escrito, exclusivamente para o e-mail ppplinha16@sp.gov.br, utilizando o formulário modelo disponibilizado na página do projeto no site da SPI (aba Audiências e Consulta Pública). Serão consideradas as contribuições enviadas dentro do prazo e com todas as informações obrigatórias preenchidas. O regulamento também está disponível no site da secretaria. O aviso de prorrogação foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (7/11).

“A prorrogação da Consulta Pública reforça o compromisso do Governo de São Paulo em garantir um diálogo aberto e transparente com todos interessados. O objetivo é ouvir as contribuições da sociedade e dos setores envolvidos para aprimorar o projeto e construir soluções que atendam de forma equilibrada o interesse público”, destacou o diretor da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Augusto Almudin.

Com investimento previsto de R$ 37,5 bilhões, está previsto para a primeira etapa de obras da nova linha: 19 quilômetros de extensão e 16 estações (Teodoro Sampaio; Oscar Freire; Nove de Julho; Jardim Paulista; Parque Ibirapuera; Dante Pazzanese; Ana Rosa; Parque Aclimação; Parque Independência; São Carlos; Paes de Barros; Vila Bertioga; Álvaro Ramos; Regente Feijó; Anália Franco e Abel Ferreira). Neste trecho, a expectativa é de transportar uma média de 475 mil passageiros por dia até 2040. A Linha 16 – Violeta deve contar com oito integrações.

Audiências públicas

Além do período de consulta pública, a sociedade também pôde participar das audiências públicas que foram realizadas nos dias 7 e 8 de outubro de forma presencial e online, respectivamente. As sessões foram transmitidas e estão disponíveis no Youtube oficial do Governo de São Paulo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.