
Com o objetivo é incentivar os homens a buscarem atendimento médico e fazerem a prevenção através do exame de próstata, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) liberou a coparticipação de 10% para os exames de PSA, que rastreia e monitora o câncer de próstata e outras doenças. Como incentivo, o usuário estará isento da coparticipação sobre o valor do exame.
A diretora-geral do Iaspi, médica oncologista Daniele Aita, lembra que o câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens e o mês de novembro é voltado para a conscientização, importância da prevenção e rastreamento da doença.
“É um incentivo à realização do procedimento, indispensável para os homens. A consulta com médico urologista aliada ao exame laboratorial ajuda a identificar um tumor logo no início e aumenta as chances de cura”, orienta Daniele Aita.
A iniciativa segue o exemplo do que ocorreu com os exames de mamografia durante o Outubro Rosa. A gestora reforça que, além da prevenção, a campanha Novembro Azul ajuda também a combater o preconceito e a desinformação que ainda existem em relação à doença.
“Vergonha é não se prevenir”, finaliza Aita, enfatizando a importância do cuidado com a saúde e do acesso ao conhecimento e informação como ferramentas fundamentais no diagnóstico precoce, que pode salvar vidas.