Sábado, 08 de Novembro de 2025
22°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Governo de Sergipe mobiliza grande estrutura para garantir conforto aos estudantes durante a Revisão Final 2025

Mais de 120 profissionais atuam nos bastidores, assegurando transporte, alimentação, acessibilidade e acolhimento emocional aos estudantes

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
07/11/2025 às 22h16
Governo de Sergipe mobiliza grande estrutura para garantir conforto aos estudantes durante a Revisão Final 2025
Trabalho é minucioso e envolve uma rede integrada de setores da Secretaria de Estado daSaúde / Fotos: Maria Odília

O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), com o apoio do Banese e do Programa Pré-Universitário, organizou uma grande operação para garantir a realização da reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o tema ‘Conexões que Transformam’, a Revisão Final 2025 é considerada a maior revisão pré-Enem do Brasil e conta com o apoio de mais de 120 colaboradores e professores trabalhando nos bastidores, além de diretores e educadores que acompanham os alunos das diversas regiões do estado até o Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju.

Continua após a publicidade
Anúncio

O trabalho é minucioso e envolve uma rede integrada de setores da Seed. Desde a logística de transporte até o cuidado com a alimentação, cada detalhe foi planejado para proporcionar conforto, segurança e bem-estar aos estudantes. A equipe do Setor de Transporte da Seed (Setran) garantiu a mobilização de ônibus, vans e micro-ônibus. Ao todo, 129 veículos foram disponibilizados para que todos os estudantes chegassem pontualmente ao local da revisão.

A cozinha do Centro de Excelência Atheneu Sergipense foi o ponto de referência para o preparo da alimentação dos estudantes que compareceram à Revisão Final, juntamente com o Departamento de Alimentação Escolar (DAE), que acompanhou todo o processo de manipulação e transporte dos alimentos. O cardápio equilibrado foi elaborado pelo Serviço de Nutrição do DAE e pensado para oferecer energia e leveza aos estudantes durante o evento.

A área da saúde também esteve presente, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibilizando um espaço de atendimento emergencial e suporte médico com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), garantindo mais tranquilidade aos estudantes participantes. Além disso, o Programa Acolher, da Seed, atuou de forma integrada com psicólogos e assistentes sociais para atender os estudantes que necessitavam de apoio emocional antes e durante a atividade.

Para o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, toda essa mobilização é resultado do compromisso com os estudantes e com o futuro dos jovens sergipanos. "Estamos falando de uma grande rede de apoio que se une para oferecer as melhores condições aos nossos estudantes. O Enem é um momento decisivo, e temos o compromisso com a estrutura, a alimentação, o transporte, o acolhimento e tudo o que for necessário para que cada aluno se sinta confiante e preparado", afirma o secretário.

Outro destaque é a atenção à acessibilidade. O Ginásio Constâncio Vieira é adaptado para receber estudantes com deficiência, garantindo espaços adequados e visibilidade total do palco. O sistema de som e iluminação foi projetado para que todos possam acompanhar as aulas com qualidade e sem perder nenhum detalhe das explicações.

A coordenadora do Pré-Universitário, Gisele Pádua, reforça que a Revisão Final é um momento de motivação e valorização de todo o esforço dos estudantes ao longo do ano. "Essa mobilização representa o fechamento de um ciclo. Foram meses de preparação, agora é a hora de reforçar o que já foi aprendido, acalmar o coração e acreditar que tudo vai dar certo", destaca Gisele.

Nos bastidores, a equipe de professores do Pré-Universitário trabalha intensamente na preparação dos conteúdos que serão revisados, selecionando estratégias de forma dinâmica para potencializar o desempenho dos alunos nas provas.

De acordo com a estudante do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Eduarda Garcia, a reta final de preparação para a prova é uma mistura de ansiedade e expectativa para o resultado. "Tenho vontade de cursar Relações Internacionais, gosto muito de política e espero trabalhar com isso no futuro. Eu faço parte do Atheneu ONU e tenho muito apego por isso. Sei que estou bem preparada para fazer a prova e espero me sair bem. Aqui também vivemos um momento de convivência com estudantes de outras escolas, além de ser um momento de descontração para a gente", diz a estudante.

Programa Acolher

A reta final antes do Enem é um momento de ansiedade e expectativa. Por isso, o programa Acolher esteve presente com equipes de psicólogos e assistentes sociais, orientando os estudantes sobre como manter o equilíbrio emocional antes da prova.

Segundo os profissionais do ‘Acolher’, o ideal é que os estudantes mantenham uma rotina leve e saudável nos dias que antecedem o exame. Entre as principais recomendações estão: evitar o excesso de estudos na véspera e priorizar o descanso; manter uma alimentação equilibrada, evitando comidas pesadas ou muito diferentes do habitual; garantir boas horas de sono, especialmente na noite anterior; organizar com antecedência o que será levado no dia da prova, como documentos, caneta esferográfica preta e lanche leve; e, principalmente, confiar em todo o caminho já percorrido durante o ano.

A psicóloga do ‘Acolher’, Andressa Rodrigues, reforça que manter a calma é tão importante quanto revisar os conteúdos. "O emocional equilibrado ajuda o estudante a ter mais clareza, foco e confiança na hora da prova. É o momento de respirar fundo e acreditar no próprio esforço", ressalta a profissional.

Presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de Sergipe (Sindconam), Adilson Capote
Presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de Sergipe (Sindconam), Adilson Capote
Domingos Lima, condutor
Domingos Lima, condutor
Superintendente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa
Superintendente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.