
O sonho da agricultora Dilma Pereira de instalar um sistema de irrigação em sua plantação finalmente vai se tornar realidade. A moradora do Paço do Lumiar foi uma das contempladas pelo programa Tempo de Semear e recebeu, na última sexta-feira (7), o cartão com o auxílio de R$ 2 mil para compra de sementes, insumos e equipamentos agrícolas.
Além dela, mais de 700 agricultores de 28 municípios também receberam o auxílio na última semana. As ações de entrega, coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), ocorreram de forma simultânea nos municípios e, além de receberam os cartões do programa, os agricultores também tiraram suas dúvidas acerca de como poderão usar o auxílio.
Dona Dilma Pereira não escondeu a felicidade ao receber o benefício. “Chegou numa hora de muita ajuda para mim, porque vou poder comprar os canos e colocar em uma área que já está toda roçada só no ponto de colocar a irrigação. Receber esse benefício está sendo maravilhoso”, contou a agricultora.
Já a beneficiária de Pirapemas, Maria Alves, agradeceu o apoio do Governo do Maranhão. “Esse benefício vem para fortalecer ainda mais o desenvolvimento das famílias rurais do nosso povoado. Eu estou muita agradecida por essa oportunidade e apoio dado aos agricultores de Pirapemas”, destacou a agricultora.
O secretário da Sagrima, Fábio Gentil, destacou que o programa vai muito além da ajuda financeira. “O Tempo de Semear também vem para realizar sonhos e garantir o poder de decisão dos agricultores. Com o cartão, eles podem escolher o que for melhor conforme às condições da região onde vivem. É um programa que reconhece o protagonismo desses trabalhadores assegurando o poder de decisão na hora da compra”, afirmou.
Nas ações de entrega nos municípios, a equipe técnica da secretaria explicou que os cartões, com o valor de R$ 2 mil debitados, poderão ser utilizados várias vezes até que o saldo seja esgotado ou até expirar a sua validade, que coincidirá com o final do ano agrícola em curso.
Além disso, os servidores também enfatizaram que o cartão deverá ser usado exclusivamente para aquisição de sementes, insumos e equipamentos nas lojas agropecuárias autorizadas pelo programa.
Parceria com os municípios
Todas as ações de entregara contaram com ato de assinatura de Acordo Técnico entre Estado e Município visando o bom funcionamento do programa. Com o acordo firmado, os Municípios deverão atuar em conjunto com a Sagrima ofertando suporte aos beneficiários e fiscalizando o uso do cartão.
Em evento no município de Jenipapo dos Vieiras, o subsecretário da Sagrima, Sérgio Delmiro, explicou sobre essa parceria. “Os Municípios terão a missão de fiscalizar se os agricultores estarão o usando os cartões da maneira correta, a fim de garantir que essa política pública alcance o seu objetivo. Também será missão dos Municípios comunicar a Sagrima qualquer infração que possa vir ocorrer”, pontuou.
O secretário de Agricultura de Governador Eugênio Barros, destacou a importância dessa parceria. “Essa união entre o Governo e nosso Município vem facilitando que as políticas públicas cheguem a nossa população. O Tempo de Semear, por exemplo, vai contribuir para o fortalecimento da agricultora familiar do município e estaremos juntos para potencializar isso”, afirmou.
Municípios beneficiados na 1ª semana de entregas
As entregas ocorreram do dia 1 até o dia 7 de novembro nos municípios de Jenipapo dos Vieiras, Tuntum, Presidente Dutra, São Raimundo do Doca Bezerra, Fernando Falcão, Pirapemas, Loreto, Esperantinópolis, Graça Aranha, Miranda do Norte, Sambaíba, Arari, Vitoria do Mearim, São Raimundo das Mangabeiras, Dom Pedro, Poção de Pedras, Governador Eugênio Barros, Riachão, Lago dos Rodrigues, Anajatuba, São Matheus, Carolina, Olho D’Água das Cunhãs, Lago Verde, Estreito, Rosário, Sítio Novo e Paço do Lumiar.
Próximas entregas
As ações continuam nesta semana e irão contemplar 27 municípios, incluindo São Luís e São José de Ribamar. Mais de 500 agricultores familiares receberão o benefício em mãos e já estarão aptos para adquirirem os insumos que precisarem nas lojas autorizadas pelo programa.
No ato de entrega, os beneficiários deverão apresentar RG, CPF, comprovante de residência e número do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Além disso, eles assinam Termo de Adesão ao programa.