
Professores, técnicos e gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seed) acompanharam, na manhã deste domingo, 9 de novembro, estudantes em diversos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Sergipe. A ação garantiu acolhimento e suporte aos alunos da rede pública estadual de ensino que realizam o primeiro dia de provas do Enem 2025. O segundo dia de aplicação de provas acontecerá no próximo domingo, 16.
Considerado um dos momentos mais importantes do calendário educacional do país, Sergipe teve 78.344 inscrições confirmadas, sendo 16.514 de estudantes concluintes do ensino médio da rede pública estadual.
Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, além do propósito de assegurar que cada aluno tenha as condições ideais para realizar a prova, a presença das equipes da Seed em todos os pontos de prova reflete o cuidado e o acolhimento para que tenham tranquilidade durante o Enem 2025.
“Destacamos a importância do apoio contínuo às escolas e aos estudantes no processo do exame, reforçando o esforço do Governo do Estado para promover segurança, logística e igualdade de condições para todos. Estivemos aqui aguardando nossos estudantes, dando aquela força e motivação. Nossas equipes estão distribuídas em todos os municípios desde os primeiros momentos do dia. São esses detalhes e esse carinho que fazem a diferença. Todo trabalho desenvolvido durante o ano terá reflexo positivo neste Enem. Estamos lado a lado com os professores, alunos e famílias”, enfatizou Zezinho Sobral.
A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, enfatizou a importância do processo de preparação ao longo do ano para esse dia. "Nós temos profissionais que estiveram com os estudantes durante uma longa jornada de preparação. Esse é um momento importante, o último contato que eles têm com esse mundo externo. E eu penso que contribui para que eles entrem tranquilos, entrem mais seguros de si, de toda a trajetória que eles vivenciaram até agora. A gente faz questão de estar aqui, dando esse apoio para eles nos últimos instantes, disponibilizando uma caneta caso precisem, recepcionando com água, que está muito quente hoje, e até um bombom para energizar. Esse cuidado, esse carinho que a gente tem nesse instante, faz diferença para quem vai entrar para fazer a prova", reforçou.
Transporte garantido em todo o estado
Quanto ao acesso ao transporte, a Seed disponibilizou os resultados de uma operação eficiente. Para assegurar que os estudantes cheguem pontualmente aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado da Educação (Seed) mobilizou uma ampla estrutura de transporte em todo interior sergipano. “Ao todo são 402 veículos, sendo 119 ônibus, 34 micro-ônibus e 249 vans, cobrindo todas as regiões do estado e atendendo aos estudantes de cada diretoria regional de educação (DRE). Nossa equipe está de plantão e em fiscalização para que tudo ocorra em plenitude, até que os estudantes retornem para seus lares”, pontuou Sandra Ribeiro, diretora do Setor de Transporte da Seed.
As equipes do Programa de Atenção Psicossocial (Acolher) também estiveram presentes no primeiro dia de Enem. No Alto Sertão de Sergipe, por exemplo, a equipe psicossocial realizou um acolhimento especial aos alunos que farão a prova na Escola Estadual Delmiro de Miranda Brito, em Canindé de São Francisco.
“Nossas profissionais receberam cada aluno com mensagens motivacionais e abraços de fortalecimento, desejando confiança e tranquilidade nesse momento tão importante. Durante o acolhimento, o Acolher conseguiu ajudar um aluno de outra escola que chegou faltando apenas seis minutos para o fechamento dos portões. Tudo ocorreu bem e toda a logística funcionou positivamente”, relatou o professor Antônio Santana, diretor da DRE 09.
Expectativas
Depoimentos de candidatos presentes nas unidades de prova também refletem ânimo e confiança. Jhonny Fernando Ribeiro Machado, 18 anos, estudante do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, disse se sentir preparado.
"A equipe do Figueiredo vem preparando os alunos desde o início do ano, não só os alunos do terceiro ano, mas também desde o primeiro e o segundo. Aí, eu quis começar a intensificar os estudos com as aulas do PréUni e minhas expectativas são enormes porque eu adquiri e vou me lembrar de todas as dicas do PréUni que os professores deram. Minhas expectativas são muito boas para esse Enem”, afirmou.
Jhonny também participou da Revisão Final, na sexta-feira, 7, e comentou: "Eu super recomendo para quem quiser participar no próximo ano. Teve várias informações. Dinâmicas, não foi só estudos, mas também não foi só dinâmico, foi uma coisa bem equilibrada".
A aluna do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Geovana dos Santos Campos, também chegou com tranquilidade ao seu local de prova. "Eu estou me sentindo muito bem, estou um pouco nervosa, mas eu acho que vai dar certo, né? Se não der certo, tem ano que vem, né? Me preparei bastante, estudei muito e agora é colocar em prática".
Derick Vinicius dos Santos Silva, também do Atheneu, completou. “Estou ansioso, mas me sinto preparado. Espero que tudo corra bem. A equipe de professores e da Seed foi muito atenciosa. Eu estou confiante", afirmou.
O primeiro dia do Enem 2025 em Sergipe demonstra o empenho das equipes envolvidas e o compromisso de oferecer condições dignas e seguras aos estudantes. A expectativa agora é alcançar um segundo dia tranquilo, garantindo oportunidades iguais para todos os participantes.
















