Segunda, 10 de Novembro de 2025
23°C 29°C
Maceió, AL
Publicidade

SuperAção SP: novos agentes são treinados para programa de combate à pobreza

Formação prepara profissionais para atendimento direto a famílias em vulnerabilidade e fortalecimento da rede de proteção social

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom SP
10/11/2025 às 12h20
SuperAção SP: novos agentes são treinados para programa de combate à pobreza
Os agentes vão bater à porta das famílias, que não precisarão se deslocar até uma unidade de assistência social para serem atendidas

O Governo de São Paulo realizou uma nova formação de agentes que atuarão no SuperAção SP, programa voltado à transformação de vidas e combate à pobreza. A capacitação é promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV Projetos), responsável pela contratação dos profissionais, e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Continua após a publicidade
Anúncio

LEIA MAIS: Governo de SP inicia pagamento de programa para fortalecer rede socioassistencial nos municípios

Dez agentes passaram por aulas teóricas e práticas sobre construção de vínculos de confiança, uso de tecnologias digitais para monitoramento e elaboração dos planos familiares. O objetivo é garantir alinhamento metodológico, fortalecer a rede de apoio e assegurar que o atendimento às famílias ocorra de forma humanizada, eficiente e baseada em evidências.

“Cada agente é um elo fundamental entre o poder público e as famílias em situação de vulnerabilidade. Eles são responsáveis por levar informação, apoio e oportunidades para quem mais precisa”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém. “Com o SuperAção SP, estamos criando um novo modelo de política social, centrado nas pessoas e orientado a resultados concretos”, completa.

Entre os novos agentes em formação está Vera Mercado, pedagoga selecionada para atuar em São Roque, na região administrativa de Sorocaba. Ela conta que viu no programa a oportunidade de unir sua trajetória na área social ao desejo de continuar transformando vidas. “Trabalhei com jovens em vulnerabilidade, medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua. Quando soube do SuperAção SP, pensei: é a minha chance de continuar ajudando as pessoas, com estrutura e reconhecimento”, conta.

Já a assistente social Sophia Frigi Pepato, que vai atuar em São Vicente, na Baixada Santista, viu no programa a chance de retribuir o carinho recebido em um dos territórios que serão atendidos. “Eu já morei nesse bairro e fui muito acolhida por todas as pessoas. Fico muito feliz de poder devolver esse carinho.”

Os agentes vão elaborar planos de desenvolvimento individualizados em conjunto com as famílias, além de conectá-las aos serviços e oportunidades de emprego e renda, apoiando-as no caminho rumo à autonomia. Cada profissional acompanhará ao menos 20 famílias, realizando visitas semanais, quinzenais ou mensais, de acordo com a necessidade de cada caso.

O ponto central desse processo é o Plano de Desenvolvimento Familiar (PDF), um documento construído junto com a família, que traça metas, objetivos e ações para cada integrante, com foco na inclusão produtiva, fortalecimento dos vínculos comunitários e acesso a serviços públicos nas áreas de saúde, educação, habitação e emprego e renda.

O modelo de atendimento segue três módulos complementares: Proteger, que visa garantir o acesso das famílias às políticas públicas disponíveis na região; Desenvolver, com foco em educação e capacitação profissional; e Incluir, voltado à inserção efetiva no mercado de trabalho por meio do emprego formal ou do empreendedorismo.

A formação dos novos agentes representa mais uma etapa na expansão do SuperAção SP, que segue avançando pelo estado. No início de dezembro, uma nova turma será realizada para atuar nos municípios que aderiram ao programa.

SuperAção SP: novos agentes são treinados para programa de combate à pobreza
SuperAção SP: novos agentes são treinados para programa de combate à pobreza

Oito municípios

Os primeiros agentes do SuperAção SP já começaram a atuar em oito municípios paulistas, sendo eles: Barueri, Cabreúva, Campinas, Embu das Artes, Itaquaquecetuba, Paulínia, São Roque e São Vicente.

O trabalho é calcado na busca ativa das famílias em situação de vulnerabilidade social já inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os agentes vão bater à porta das famílias, que não precisarão se deslocar até uma unidade de assistência social para serem atendidas.

As famílias serão acompanhadas durante dois anos e com monitoramento por mais seis meses para verificação se os avanços permanecem. Os auxílios e incentivos variam conforme o perfil e o módulo em que cada família estiver inserida e podem ultrapassar R$ 10 mil ao longo de todas as etapas do programa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.