
O Giro Nordeste desta terça-feira (11), na TVE, recebe Ekedy Sinha, uma das mais respeitadas lideranças religiosas do estado. No programa, ela fala sobre o candomblé no Brasil, a história do primeiro terreiro da Bahia, o Terreiro da Casa Branca, além de discutir temas como intolerância religiosa e as ações sociais.
Nascida em 1945, dentro do Terreiro da Casa Branca, como Gersonice Brandão, Ekedy Sinha é herdeira espiritual de Maria Conceição, sua mãe biológica, falecida em 1992, aos 80 anos de idade e com 53 anos de iniciação no candomblé. Com uma grande caminhada dedicada à fé e à coletividade, Ekedy Sinha já presidiu o Comitê das Cartas pelas Águas, ajudando no Plano Estadual de Recursos Hídricos da Bahia, atuou na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), no Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Intecab), na Rede de Mulheres de Terreiro, entre outras instituições.
Ao vivo, o programa Giro Nordeste é apresentado às 19 horas e ancorado por Juraci Santana, jornalista da TVE. Além da Bahia, o Giro Nordeste também é exibido em Sergipe, Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Espírito Santo. O telespectador pode acompanhar o programa ao vivo também pela internet através do Youtube da TVE. Para interagir nas redes sociais, basta utilizar a hashtag #GiroNordeste.
Serviço:
Ekedy Sinha no Giro do Nordeste desta terça-feira
Quando:Terça-feira (11), às 19h
Onde:TVE, youtube.com/tvebahia e canal 222 das novas parabólicas digitais
Fonte: Ascom/Irdeb