Terça, 11 de Novembro de 2025
22°C 30°C
Maceió, AL
Publicidade

Sistema fortalece integração entre Estado e municípios da MRAE e otimiza comunicação institucional

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead), tem ampliado de forma estratégica o uso do Sistema Eletrônico de Informações (...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Piauí
11/11/2025 às 14h46
Sistema fortalece integração entre Estado e municípios da MRAE e otimiza comunicação institucional
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead), tem ampliado de forma estratégica o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como ferramenta central de integração e comunicação entre os municípios que compõem a Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE). A iniciativa, em cumprimento ao programa Pactos pelo Piauí, reforça o compromisso da Sead em estar presente em todo o território piauiense, apoiando as prefeituras na modernização dos processos administrativos e na melhoria dos fluxos de comunicação com o Estado.

Continua após a publicidade
Anúncio

Atualmente, 215 municípios são usuários do SEI, que permite a troca de informações e documentos de maneira totalmente digital, ágil, segura e rastreável. Com a adesão ao Sistema, os órgãos municipais passam a trabalhar de forma integrada com as secretarias estaduais, facilitando o acompanhamento de processos em tempo real e fortalecendo a cooperação entre Estado e prefeituras.

Como parte desse esforço de integração, a Sead já qualificou ofertando curso, por meio da oficina MultiMRAE, mais de 200 servidores de mais de 150 municípios da MRAE para o uso prático do SEI. Durante o treinamento, os participantes foram capacitados para executar ações essenciais diretamente pelo Sistema, sem necessidade de deslocamento até a capital ou demais órgãos estaduais.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Para a assessora técnica da MRAE, Maria Helena, a implementação do SEI marca um salto qualitativo na gestão das demandas municipais. “O SEI garante que as informações cheguem de forma correta e no tempo certo. Isso faz toda a diferença na coordenação das ações da MRAE, especialmente quando lidamos com demandas urgentes de abastecimento de água. Agora, temos rastreabilidade, agilidade e comunicação direta com os municípios”, afirmou a assessora.

Na prática, os servidores municipais que passaram pelo treinamento já podem abrir solicitações, assinar documentos, acompanhar a tramitação de processos e enviar ofícios para qualquer órgão do Estado, tudo de forma eletrônica, a partir do próprio município. O impacto sobre a MRAE é direto, uma vez que a regionalização dos serviços exige comunicação constante, precisa e rápida entre municípios e Estado.

“O curso voltado para os servidores dos municípios piauienses foi fundamental para que pudessem entender, na prática, como o SEI otimiza o fluxo de comunicação, garantindo agilidade, transparência e segurança na interlocução com o Estado”, destacou Maria Victória Escórcio, gerente da Escola de Governo.

Segundo Carolina Martins Pinto, assessora técnica no Núcleo Estratégico de Tecnologia e Governo Digital (NTGD) da Sead, os efeitos da capacitação já são percebidos. “O que temos notado é que muitos municípios que participaram do curso estão se familiarizando com a plataforma, já produziram e enviaram documentos. Eles ainda entram em contato para sanar dúvidas, mas isso é natural. Inclusive têm solicitado novas turmas e módulos avançados, o que demonstra o impacto positivo da capacitação”, explicou.

Para municípios que ainda não aderiram ao SEI, a Sead disponibiliza suporte e cadastro. Basta entrar em contato via WhatsApp (86) 9 9562-7507 e solicitar a adesão. “A Sead reforça que os cursos são essenciais para promover a introdução completa dos servidores municipais no ecossistema do SEI, desde as funcionalidades mais básicas até ferramentas mais avançadas do Sistema. O objetivo, de acordo com a Secretaria, é continuar ampliando a integração com todos os municípios da MRAE e assegurar que a comunicação com o Estado seja cada vez mais eficiente, colaborativa e orientada a resultados”, finalizou Samuel Nascimento, secretário da Sead e também secretário geral da MRAE.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.